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O consumo de marcas próprias de redes varejistas vem aumentando, e a Harus está de olho nessa movimentação. Dados da Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) indicam que as cinco principais redes farmacêuticas do país viram seu faturamento com os chamados private labels crescer 59% nos 12 meses encerrados em julho deste ano. O índice está acima da média do setor, de 36%. Outra pesquisa, da Nielsen, mostra que os produtos de marca própria já estão presentes em 34% das casas brasileiras.

“Quebrou-se um paradigma no mercado brasileiro – que já não existia em países da Europa  e nos EUA –, de que esses produtos são de baixa qualidade. Os consumidores têm hoje uma percepção distinta e as grandes redes têm apostado na ampliação de seus portfólios”, afirma Luís Fernando Gomes, diretor Comercial da Harus. “Tudo isso faz com que haja um grande potencial de expansão deste segmento.”

Ainda segundo a Abmapro, com a marca própria, o cliente consegue comprar até 120% mais, pagando 30% menos, enquanto as empresas cortam custos sem perder qualidade.

Ampliação da oferta

A companhia vem ampliando o espaço em seu parque fabril para a produção de marcas próprias do varejo brasileiro. Hoje, a fábrica da Harus produz, por exemplo, os rótulos de uma rede de atacarejo e outra de drogarias, além de ser responsável pela terceirização da produção de produtos L’Occitane e Boticário para o setor hoteleiro.

“Nos últimos anos, investimos na modernização do nosso parque fabril, que tem hoje quase 20 mil metros quadrados (m²) e nos permite oferecer a maior capacidade produtiva do segmento.  Atualmente, contamos com as principais tecnologias do mercado, além de expertise de quase 30 anos na produção de cosméticos”, afirma Luiz Roberto Magrin Filho, diretor geral da Harus.

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Fábrica da Harus, em Franca (SP)

A fábrica, instalada em Franca, no interior de São Paulo, produz hoje milhares de itens como sabonetes, shampoos, hidratantes, óleos corporais, entre outros, e está equipada para responder a solicitações específicas, como produtos 100% biodegradáveis e veganos.  Além disso, a planta atende aos principais requisitos de biossegurança e conta com um moderno sistema de tratamento de água, único no segmento, responsável pela purificação de mais de 4 mil metros cúbicos (m³) de água por ano.

Para ampliar ainda mais a oferta a parceiros do varejo, a Harus investiu na fabricação de perfumes, complementando seu portfólio. “Temos a estrutura, a tecnologia e o know-how para atender à demanda crescente por produtos de marca própria”, afirma Gomes.

De acordo com ele, a estimativa é que, em cinco anos, 50% da receita da empresa seja oriunda da produção de itens de beleza de marca própria para supermercados e farmácias.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Harus