Os rumores que circulavam no trade hoteleiro já haviam sido confirmados por Daniel Ribeiro em entrevista ao Hotelier News no ano passado. Mas como uma boa empresa mineira, o Grupo Tauá de Hotéis optou por “comer quieto” sobre detalhes de sua chegada ao Nordeste. Na noite de hoje (1), o anúncio oficial finalmente veio: a rede abrirá as portas de seu primeiro hotel no litoral nordestino e o sexto do portfólio da companhia.

Com cinco propriedades em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, o Grupo Tauá vive um bom momento, após faturar R$ 425 milhões em 2022 e com planos de ultrapassar a marca dos R$ 550 milhões em 2023. Com musculatura para investir, a rede consolidou os planos de fincar sua bandeira no Nordeste e ganhar escala em uma região que conversa diretamente com seu público.

O comunicado ao mercado veio em um evento realizado no Tauá Resort & Convention, no interior paulista. Com a presença da imprensa, clientes e parceiros, a rede celebra a construção de um empreendimento muito aguardado.

Com investimento de R$ 500 milhões, o destino escolhido foi João Pessoa. O Tauá João Pessoa ficará instalado no polo turístico de Cabo Branco, em um terreno de 300 mil metros quadrados (m²), em frente ao mar. A oferta de 1,1 mil apartamentos chega para atender hóspedes tanto de lazer quanto de eventos — um dos carros-chefe da empresa.

“Essa é uma noite muito especial. Deus fez as coisas certas, pois olhamos diversas áreas e tivemos muitos problemas no caminho”, compartilhou Ribeiro, CEO da rede. “Mas Deus nos enviou para o melhor lugar, com as melhores pessoas. Tenho a convicção que acertamos em cheio nesse novo projeto”, acrescentou.

A previsão de inauguração da propriedade é para o final de 2026, com a entrega de 500 apartamentos em sua primeira fase de operação. A expectativa é que o Tauá João Pessoa gere 2 mil empregos durante sua construção e outros 1 mil após a abertura.

A previsão é que o novo resort inaugure faturando em torno de R$ 250 milhões e chegue a representar um quarto do faturamento do grupo, incrementando a receita proveniente do Mais Tauá, o clube de viagens da rede.

Daniel Ribeiro

Tenho a convicção de que acertamos, diz o CEO

 

Presente no evento, João Azevêdo, governador da Paraíba, deu as boas-vindas ao grupo. “A Paraíba é um estado que neste momento tem a possibilidade de fazer um verdadeiro acolhimento de um empreendimento como esse. Para quem não conhece, sejam todos bem-vindos. Nós que agradecemos por apostarem em nosso estado, que hoje representa um ambiente de negócios seguro”.

Estrutura e lazer

Um dos grandes diferenciais do caçula do Grupo Tauá será o parque aquático indoor totalmente climatizado — que promete ser o maior da América Latina, seguindo os mesmos moldes do Aquapark, em Atibaia. A estrutura do empreendimento ainda oferece restaurantes, área verde de 10 mil m², além de outras opções de lazer e entretenimento.

Seguindo a tradição de oferecer resorts com perfil convention, o Tauá João Pessoa também abraça o público de eventos, detentor de cerca de 40% do faturamento total da rede. O empreendimento contará com um auditório com capacidade para receber 3 mil pessoas, elevando o potencial de atração de feiras e convenções da capital paraibana.

Outro fator que pesou na escolha da localização foi o fácil acesso ao aeroporto, a apenas 20 minutos do resort, bem como as curtas distâncias de Recife (125 km) e Natal (140 km), que geram maiores opções de deslocamento aos hóspedes.

O Polo Turístico Cabo Branco, um projeto do governo da Paraíba que visa o desenvolvimento turístico e sustentável da região, contará com resorts, parque aquático e equipamentos de comércio e serviços.

São 654 hectares de área com 21 lotes em comercialização para a iniciativa privada, visando o desenvolvimento de um complexo turístico planejado. Ocupando parte dos 51% de área destinada pelo complexo ao setor hoteleiro, o Tauá João Pessoa vai contribuir para geração de emprego e renda.

Outros investimentos

Outras unidades da rede também estão recebendo investimentos e melhorias. O Tauá Caeté (MG) recebeu aporte de R$ 20 milhões nos últimos 12 meses. O hotel ganhou um restaurante japonês e outro mineiro, um sports bar e um lounge VIP. No lazer, uma nova piscina e um parque aquático indoor também serão desenvolvidos. “Caeté está encerrando o melhor semestre de sua história e agradeço a todo o time”, comemorou o CEO.

O empreendimento de Alexânia (GO) triplicou os resultados do semestre em relação a 2022. A unidade também ganhou um novo restaurante, um lounge VIP e, em breve, inaugurará um lounge asiático e um parque indoor.

Com aporte de R$ 300 milhões, a expansão em Atibaia não é novidade no mercado. Até o final de 2023, o resort deve expandir sua capacidade em 248 UHs, além de ganhar um rio lento, piscina de ondas e montanha-russa aquática. A propriedade ainda recebeu um restaurante japonês, um restaurante italiano, um bar molhado, lounge VIP e academia. A expectativa é que, até 2026, o empreendimento chegue a marca de 1 mil apartamentos.

“Nos próximos cinco anos, vamos ter mais 2 mil empregos, mais 2 mil apartamentos e mais R$ 800 milhões em investimentos”, finaliza Ribeiro.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News