Grupo R1 - Selo_promo

Ao longo de 2023, um movimento importante foi a consolidação da retomada consolidada dos eventos. Após dois anos de pandemia e intensas restrições, o segmento foi um dos que se reergueram mais lentamente. E o Grupo R1 comemorou a volta à normalidade, com quase 18 mil eventos realizados, de reuniões a feiras maiores. O número representa aumento de 25% frente a 2022.

Grupo R1 - Raffaele_Cecere

Cecere comemora performance de 2023

“O ano de 2023 foi positivo para o grupo como um todo. Todas as empresas (R1, Tes, KV Conteúdo e Flex) performaram muito bem. Percebemos que o movimento para eventos online caiu em torno de 99%, mas ainda assim acreditávamos em um legado dos eventos híbridos. Isso não se concretizou, pois os encontros presenciais voltaram com toda a força”, destaca Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, em entrevista ao Hotelier News.

“No ano passado, os desafios foram outros. Se em 2022 sofremos com falta de mão de obra, em 2023 o gargalo já não era tanto esse, mas sim conseguir colaboradores qualificados. Além disso, tivemos relativo assentamento de demanda e uma concorrência mais acirrada. O setor passou por fases importantes, como a falta total de fornecedores, e começou a caminhar para uma super oferta”, complementa o executivo.

O que foi realizado

Cecere revela que o Grupo R1 tem investido fortemente nas experiências para o cliente, estratégia iniciada antes da pandemia e que ganhou força na retomada. “A busca constante por tecnologias, atrelada à nossa capacidade de entregar um evento em 360° fez muita diferença, pois o cliente não precisa ‘picar’ os eventos em diversos fornecedores”, explica.

Segundo o executivo, a criação de uma segmentação de um setor dentro do Grupo R1 foi uma decisão importante. “Criamos a R1 Pro AV, que visa atender aos grandes eventos, e isso faz muita diferença na nossa entrega”, acrescenta.

Para este ano, o CEO da companhia afirma que, para que o crescimento seja ainda mais substancial, o grupo tem voltado esforços para a experiência dos clientes e mantido a busca por novas soluções em tecnologia. “Só este ano já participamos de duas grandes feiras internacionais e planejamos visitar países como China e EUA, além do continente europeu como um todo. O foco para 2024 será a excelência, e não market share“, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News