O Grupo La Torre acaba de anunciar a participação em uma iniciativa na luta contra o desperdício de alimentos. A empresa, novamente reforçando seu compromisso com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), está unindo forças com a Comida Invisível, uma startup que visa conectar insumos excedentes com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Cerca de 30% de todos os alimentos produzidos anualmente são desperdiçados, o que equivale a mais de 4 bilhões de geladeiras repletas de comida indo para o lixo. No Brasil, 26 milhões de toneladas de insumos são jogados fora, anualmente, enquanto 33 milhões de pessoas sofrem com a fome.

Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, destaca a importância de reduzir o desperdício, combater a insegurança alimentar e diminuir as emissões de carbono. “Eu acredito fortemente que a tecnologia deve estar a serviço do ser humano para a construção de uma economia sustentável, circular e de uma sociedade mais justa e inclusiva”, comenta. Ele ainda convida empreendedores, produtores rurais e ONGs de Porto Seguro a conhecer o trabalho da startup e se conectar à ação.

Em 2020, entrou em vigor a Lei 14.016/20, conhecida como a Lei de Doação de Alimentos, que incentiva estabelecimentos a doar alimentos excedentes. Essa lei oferece segurança aos doadores, permitindo que hotéis, restaurantes, supermercados e indústrias doem alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas para o consumo.

A Comida Invisível

A startup disponibiliza um aplicativo que permite aos doadores cadastrarem os alimentos que desejam doar e escolherem a região para a qual gostariam de direcioná-los.

A partir disso, a plataforma identifica receptores próximos, que podem ser ONGs, entidades assistenciais e associações comunitárias, que são notificadas da doação e podem providenciar a retirada ou recebimento dos alimentos. A iniciativa foi reconhecida pela FAO/ONU, sendo considerada uma das 20 soluções no combate ao desperdício de alimentos globalmente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo La Torre