Aos poucos, lideranças femininas começam a ganhar mais espaço dentro dos hotéis. A diferença ainda é grande, é verdade, mas pequenas conquistas devem ser comemoradas. No quesito diversidade de gênero, a mais recente é o anúncio de Alexandra Bueno como primeira gerente geral do Grand Hyatt Rio de Janeiro.

O empreendimento fluminense está pela primeira vez sob a gestão de uma mulher e brasileira. Desde sua inauguração, em 2016, a propriedade da Hyatt Hotels foi comandado por Christophe Lorvo e, em seguida, pelo francês Laurent Ebzant — que agora assume o posto de gerente geral no Park Hyatt Nova York, localizado em frente ao Central Park.

“Possibilitar a diversidade e a inclusão é o que me impulsiona a fazer o meu trabalho todos os dias”, comenta Alexandra. “Se você me perguntasse qual era meu maior sonho, eu responderia: criar projetos para a minha gente”, acrescenta a executiva que já atuou como gerente geral nos hotéis Hyatt Centric Montevidéu e Hyatt Regency Cartagena.

Alexandra chega em terras cariocas com o desejo de influenciar outras mulheres a seguirem suas carreiras e entenderem que é possível equilibrar vida profissional e pessoal. Lideranças femininas vem crescendo nos últimos anos, representando 38% das posições gerenciais no país — de acordo com uma pesquisa divulgada pela Grand Thorton, em março de 2022.

Background

A gerente possui mais de 30 anos de experiência no setor hoteleiro, tendo iniciado sua carreira aos 18 anos em um hotel em Gênova, na Itália. De volta ao Brasil, Alexandra atuou em duas redes, onde ocupou cargos em diferentes funções em áreas operacionais, como Reservas, Recepção, Housekeeping e A&B (Alimentos & Bebidas).

Em sua trajetória, Alexandra passou por uma série de aperfeiçoamentos e especializações até ingressar no Grand Hyatt São Paulo como diretora de Hospedagem, onde permaneceu por um ano e meio. Em seguida, a executiva passou a exercer a função de diretora de A&B, ainda no empreendimento paulistano. Pouco tempo depois, chegou a diretora de Operações.

No mercado sul-americano, Alexandra esteve à frente da gerência geral do Hyat Centric Montevidéu e, em seguida, no Hyatt Regency Cartagena. Ao longo de sua carreira, a profissional destaca a valorização do talento humano, diferenças culturais e necessidades de cada região.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grand Hyatt Rio de Janeiro