Com projeção de VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 4 bilhões para 2023, o GAV Resorts vem investindo forte na expansão de seu portfólio. A empresa de multipropriedade terá cinco lançamentos este ano em diferentes estados do país, estreando em praças que são desejo dos consumidores.

A empresa, que iniciou suas operações no Pará, em 2014, hoje está presente no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Em 2022, a GAV Resorts encerrou o ano com faturamento de R$ 2,1 bilhões e, até 2025, deve investir cerca de R$ 3,5 bilhões em novos empreendimentos.

Com três resorts em operação em Salinópolis (PA), o grupo possui sete projetos lançados e um em fase de obras. São eles: Salinas Beach Resort, também em Salinópolis; Pyrenéus Residence, em Pirenópolis (GO); Porto Alto Resort e Porto 2 Life, ambos na praia de Muro Alto, na região de Porto de Galinhas (PE); Gran Valley Resort, em Gramado (RS); Jeriquiá Lagoa Resort, em Cruz (CE); e Pipa Island, em Tibau do Sul (RN).

O grupo ainda estreia na Bahia e em Alagoas. Os lançamentos previstos para 2023 representam mais de 1.500 apartamentos, que correspondem a cerca de 40 mil frações imobiliárias e R$ 2,5 bilhões em VGV.

Ritmo de vendas

Para sustentar esse alto volume de novos empreendimentos, a GAV Resorts estima contratar cerca de 4 mil colaboradores até 2025, chegando a 7 mil pessoas no total. Hoje, a empresa tem mais de 3 mil funcionários. Além da expansão dos resorts, o grupo também vem reforçando sua operação comercial com o lançamento de novas salas de venda. Para 2023, a previsão é inaugurar mais 12 delas em diversos estados do país.

Em entrevista ao Hotelier News, Manoel Pereira afirma que as vendas estão dentro do planejado, mesmo com a inflação afetando diretamente o poder de compra dos brasileiros. Segundo o CEO da GAV Resorts revela que Gramado tem se destacado nas comercializações de frações. “É um destino que está acima da média, mas todos estão performando bem. Atualmente, Gramado possui apenas 9,2% das cotas disponíveis”.

Pereira salienta que os distratos no segmento de multipropriedade são mais comuns em relação ao restante do mercado imobiliário por não se tratar de uma prioridade nos orçamentos das famílias. “Os cancelamentos no período de até sete dias após a compra — o que não consideramos uma venda de fato — representam 15%. Até a entrega do projeto, os distratos podem chegar a 50%”.

Já as vendas online abocanham apenas 2% do VGV da empresa. Segundo o CEO, esse tipo de compra leva mais tempo para ser fechada, contudo, o índice de cancelamentos é bem mais baixo. “Vender online é mais difícil, pois muitas vezes o produto é desconhecido pelo cliente. Quando você está no local, facilita a abordagem. Todavia, nossa meta é aumentar esse percentual nos próximos anos”.

Operação verticalizada

Com um modelo de negócios que contempla desde a construção até a comercialização dos apartamentos, a GAV Resorts é também responsável pela operação dos empreendimentos. Com oito anos de experiência, o grupo já alcançou a marca de mais de 100 mil frações imobiliárias.

“Optamos por verticalizar todo o processo por uma questão de garantia de qualidade tanto da obra quanto da entrega. Se o cliente não estiver satisfeito, quem sentirá com a inadimplência somos nós. Quando se trata de vendas, a terceirização não responde com a mesma velocidade”, avalia Pereira.

Até 2025, a GAV Resorts projeta um VGV de R$ 6 bilhões com o lançamento de 15 empreendimentos. O CEO ressalta que o grupo busca apenas destinos consolidados para desenvolver novos projetos.

Pereira revela que o perfil de público dos resorts são famílias com renda acima de R$ 10 mil. Já o valor das cotas varia, podendo ir de R$ 30 mil a R$ 100 mil, dependendo do destino. Já a média do metro quadrados é em torno de R$ 25 mil.

“Desenvolvemos projetos e estratégias para nossas metas de vendas que consigam suprir os índices de cancelamentos, por isso estamos na contramão do mercado. Nossos investimentos em vendas são robustos, com salas de vendas que chegaram a custar R$ 20 milhões”, finaliza o CEO.

(*) Crédito da foto: Divulgação/GAV Resorts