Ontem (14), o HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) realizou a primeira reunião do Fórum dos Gerentes de RH e DP de 2024. Na ocasião, foi lançada uma parceria com a Escola de Hoteleiros, que oferecerá treinamentos para atuação no segmento, indo de posições operacionais a cargos de liderança, reforçando a iniciativa de capacitar cada vez mais profissionais.

A pauta do encontro, realizado no Belmond Copacabana Palace, também abordou a organização de uma pesquisa salarial e de benefícios do setor, que será conduzida pela entidade. Os cursos da Escola de Hoteleiros by HotéisRIO têm como objetivo proporcionar formação profissional para o segmento. As aulas, com início previsto para abril, serão ministradas em três formatos: presencial, in company e online ao vivo.

De acordo com Daniela Falcão, uma das professoras da escola, as cargas horárias variarão entre 8 e 16 horas. “Nosso corpo docente é formado por profissionais experientes e atuantes, o que faz com que as aulas tenham um conteúdo muito prático, verdadeiras imersões. Alguns, como os de camareira e garçom, têm uma parte técnica, outros contam com exercícios e estudos de cases. A ideia é que o candidato faça os cursos e ingresse no mercado”, afirma.

Outros temas

O segundo item da pauta do fórum do HotéisRIO foi a Pesquisa de Remuneração (salários e benefícios), que fará um mapeamento de mercado. O levantamento será realizado pela VLeal Gestão, com previsão de analisar até 100 cargos no setor, de auxiliar a diretoria. Valéria Leal, diretora da companhia, abordou as etapas do trabalho, da coleta e organização de dados à tabulação das informações.

“Os resultados da pesquisa de salários serão disponibilizados em uma plataforma web exclusivamente criada para tal. Já as informações sobre benefícios serão apresentadas em um relatório em PDF. Tudo será feito de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), preservando a identificação dos hotéis e a confidencialidade dos dados”, ressalta, acrescentando que serão feitas até três pesquisas por ano. A primeira terá seus dados divulgados até o fim de abril. “Tudo vai depender da participação dos hotéis”, endossa.

A equipe do Hotel Fairmont Copacabana, por sua vez, apresentou sua experiência na implementação da escala de trabalho 5×2 em algumas áreas. O objetivo da iniciativa é elevar o bem-estar dos colaboradores, reduzir o turnover, incrementar a produtividade e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao consumidor final.

Segundo Cristina Portela, gerente de Recrutamento e Seleção do Copa, a experiência já está prestes a completar um ano e os resultados são favoráveis, com melhora na pesquisa de clima e redução da rotatividade das funções e das ausências sem justificativa. “Os colaboradores ganham mais tempo para a vida pessoal, para cuidar da casa e dos filhos. A iniciativa ainda se tornou um bom argumento para recrutamento”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HotéisRIO