O FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), que apontou variações negativas nos indicadores das capitais brasileiras durante a retomada, anunciou recentemente a união com a empresa de tecnologia TOTVS. A parceira tem o intuito de fortalecer o relacionamento das redes associadas, além de fomentar novos negócios e buscar novas tecnologias visando a retomada do setor hoteleiro.

A união entre as duas entidades tem como base a volta gradual das atividades no setor hoteleiro, proporcionada pelo avanço da vacinação no Brasil. Neste cenário, as empresas veem a recuperação como uma possibilidade de recuperar os prejuízos trazidos pela crise sanitária.

Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, afirmou que as parceiras e alianças estratégicas sempre pautaram as decisões da entidade.

“Após a pandemia, observamos em toda a cadeia do turismo uma união sem precedentes, que irá acelerar sobremaneira a retomada das atividades. O cenário dramático que vivemos trouxe a importante revisão nas operações. Agora, o intuito é crescer de forma ainda mais sustentável e rápida”, ressaltou.

Cláudio Cordeiro, diretor de Hospitalidade da TOTVS, declarou que o cenário de retomada já é uma realidade no setor hoteleiro e ressaltou a importância de ter uma gestão focada em promover uma operação eficiente e com processos organizados.

“A parceria entre TOTVS e FOHB chega para fortalecer ainda mais o setor, visando o aumento da produtividade dos hoteleiros do Brasil”, comentou.

FOHB e TOTVS: parceria visa o pós-crise

De acordo com um levantamento realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o setor teve um prejuízo de R$ 413,1 bilhões desde o início da pandemia. Com a recuperação, a entidade revisou para cima a projeção para o volume de receitas, considerando um crescimento de 19,1% ao ano.

Desde o início da pandemia da Covid-19, as atividades turísticas no Brasil acumularam mais admissões do que desligamentos de funcionários, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o que também é um fator positivo para o setor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/FOHB