Em fevereiro de 2021, o THG (Transamerica Hospitality Group) abriu as portas de sua primeira unidade FIT Transamerica no Mato Grosso, na cidade de Sinop. Visando expandir sua presença em praças secundárias e terciárias, no ano passado a rede implementou empreendimentos da bandeira em mais quatro destinos (Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sorriso). E a estratégia deu certo. De olho no turismo corporativo, os hotéis surpreenderam em seus resultados, com ocupações impulsionadas pelo agronegócio.

No estudo de desenvolvimento, o THG levou em consideração os índices de crescimento, que indicam alta na qualidade de vida da população local. Quase um ano depois da abertura do primeiro FIT Transamerica no estado, a rede avalia a performance da bandeira na região como um case de sucesso.

Para os gerentes gerais dos hotéis de Sorriso e Lucas do Rio Verde (inaugurados respectivamente em julho e setembro de 2021), os primeiros meses de funcionamento já trouxeram otimismo, com taxas de ocupação que superaram as expectativas.

“Ainda estamos em processo de consolidação da marca, mas ficamos surpresos com a ocupação média do hotel e ainda mais surpresos com a procura pelo nosso espaço de eventos. Estes resultados são muito positivos e acreditamos que com a recente integração com a rede Atlantica Hotels, eles só tendem a melhorar”, afirma Marcio Martins, gerente do hotel em Lucas do Rio Verde.

Verônica Guimarães, gerente geral do FIT Transamerica Sorriso, comenta que a pandemia trouxe um cenário de incertezas para o empreendimento, mas ainda assim, a alta demanda da cidade por hotéis com serviços práticos e tarifas reduzidas pôde equilibrar os ânimos nos últimos meses. “Sorriso tem muito potencial para o turismo corporativo, mas ainda precisava de opções de hospedagens mais dinâmicas. Somos o único hotel de rede na cidade e pudemos trabalhar para fortalecer nosso nome com o mercado local”.

Indicadores otimistas

Os resultados de ocupação e diária média são um bom termômetro para avaliar a aceitação do público. De acordo com Hugo Morettin, à frente da unidade de Sinop, os números são otimistas, com alta procura para estadas longas. “A cidade recebe um fluxo intenso de eventos artísticos e esportivos, e a liberação destes, em meados de outubro/2021, alavancou as hospedagens em finais de semana, garantindo a linearidade em nosso índice de ocupação”, explica.

O aeroporto de Sinop trouxe uma nova realidade à praça, surtindo efeito nas demandas. Em 2021, o terminal recebeu mais de 130 mil passageiros, sendo o quinto mais procurado na região Centro-Oeste.

Para os empreendimentos mato-grossenses, o retorno dos eventos presenciais foi um dos principais fatores que contribuíram para os bons resultados e taxas de ocupação elevadas. E a expectativa é que os indicadores continuem a crescer nos próximos meses.

Morettin comenta que o FIT Transamerica Sinop recebeu no começo de janeiro o secretário de Desenvolvimento Econômico Municipal em reunião pelo apoio na reformulação do calendário de eventos do ano, que será mais distribuído e pautado nos períodos de baixa demanda.

(*) Crédito da foto: Divulgação/THG