De acordo com levantamento realizado pelo SindHotéis (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes), as férias de julho elevaram a ocupação hoteleira em Foz do Iguaçu. Na cidade paranaense, o indicador chegou a 90%. Além disso, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 183 mil visitantes no período, superando a temporada de janeiro.

“Entramos em julho com uma média de 70% de ocupação e seguimos a tendência de alta, o que pode ser considerado não muito comum, se tratando de uma pós-pandemia. Geralmente, iniciamos o mês com ocupação bem menos expressiva”, explica Marcelo Martini, presidente do SindHotéis, em entrevista ao portal Correio do Litoral.

“O pico se deu com as famílias que vieram de férias para Foz. Essa foi a marca durante os finais de semana. Os bares e restaurantes também tiveram movimentação fantástica”, completa o executivo.

No Parque Nacional do Iguaçu, a recuperação é de 81% em relação a julho de 2019, quando o local recebeu 225,5 mil visitantes. A estimativa da concessionária do parque é de que o número de visitantes siga aumentando mês a mês.

Além disso, o destino – que tem aumentando sua oferta hoteleira – registrou aumento expressivo da demanda estrangeira. Em julho, visitantes de 81 países visitaram as Cataratas do Iguaçu. Neste cenário, países como Argentina, Paraguai, Paraguai, Uruguai, EUA, França, Alemanha, Espanha, Colômbia e México lideram como principais mercados emissores.

Expectativas

A expectativa do SindHotéis é de que o mês de agosto tenha desempenho tão positivo quanto julho. “Com o Rally dos Sertões e outros eventos que estão voltando, Foz já está com ocupação de 70% e 80%”, pontua Maritni, acrescentando que alguns hotéis já estão lotados em função dos eventos de grande porte.

“Por exemplo, um hotel sedia um grande evento e fica lotado. Neste caso, a ocupação se estende a outros hotéis mais próximos, que também lotam. O sindicato já registra esse tipo de movimentação. Em agosto, os eventos vão aquecer muito a economia de Foz do Iguaçu”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Zig Koch/MTur