De acordo com a pesquisa Turismo Internacional: Satisfação e Consumo no Estado do RJ e Tax Free, feita pela FecomercioRJ com turistas estrangeiros, revela que 83,4% dos entrevistados procuram o Rio para turismo, lazer e passeio e 11,3% viajam para o estado a negócios. Com o tempo médio de pernoite variando de dez dias e 48,9% dos turistas ficando entre oito e 30 dias, aliado à implementação do Tax Free Shopping, o destino pode se tornar ideal para compras por parte desse público.

Com isso, a movimentação financeira anual seria de US$ 411,6 milhões, equivalente a R$ 2,1 bilhões, principalmente se considerarmos que o número de turistas no Brasil deve ter crescimento expressivo esse ano. Em termos de custos, para a grande maioria dos entrevistados (74,5%), o estado do Rio não é um destino caro. Os dados da FecomercioRJ mostram que 60,5% dos turistas internacionais realizaram compras durante sua permanência no estado, injetando R$ 1,1 bilhão na economia. Segundo a pesquisa, os produtos mais comprados são roupas, com 64,1% da preferência dos estrangeiros. Os gastos com alimentos e bebidas para serem levados a seus países teve índice de 37,2%.

Cerca de 49,9% dos turistas gastaram entre US$ 201 e US$ 1 mil em compras, com gasto médio de US$ 542,9. Por ser um destino amigável para compras, se comparado aos seus países de origem, os turistas gastariam em média US$ 786,6 com os mesmos produtos comprados no Rio.

Outros dados

A pesquisa revela também que os principais fatores que levam os estrangeiros a comprar os produtos no Rio são a importância para a memória da viagem (55,9%), mais barato que em seus países de origem (31,5%), e qualidade (26,1%).

Dos turistas entrevistados, 48,7% disseram ter ouvido falar do Tax Free, sendo que 50,7% deles já utilizaram o programa de reembolso em outras viagens. Entre os que já ouviram falar, 27,3% afirmaram que é importante para efetuar as compras. Após explicado o funcionamento do programa para quem desconhecia, 53,7% disseram que ele estimula o consumo.

Os números da pesquisa mostram que 73% dos entrevistados acham que o Brasil deveria adotar o Tax Free, sendo que 46,2% revelaram que gastariam mais ou passariam a comprar com a adoção da medida, injetando cerca de R$ 1 bilhão na economia do estado.

Hospedagem e principais destinos

Em relação aos meios de hospedagem, o levantamento diz que os hotéis (64,4%) e pousadas (20,7%) são os mais utilizados pelos turistas estrangeiros. Os imóveis ou quartos alugados via plataformas digitais estão em terceiro, com 17,7%. Entre as plataformas digitais, houve predominância do Airbnb.

Em entrevista ao Hotelier News, Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), declarou que os resultados registrados pela pesquisa da FecomercioRJ comprovam que o aumento de turistas estrangeiros beneficia toda a cadeia relacionada ao turismo e atividades relacionadas, como compras, bares e restaurantes, não somente na capital mas em todo o estado.

“A entrada de turistas estrangeiros tem impactos diretos no bom desempenho de meios de hospedagem, comércio, serviços de transporte e restaurantes em todo o estado. Por isso, reforçamos junto ao poder público que o setor carece de esforços continuados para captação de visitantes estrangeiros por meio de promoção e do aumento de voos internacionais. Também é necessário recuperar o aeroporto do Galeão, potencializando sua capacidade de hub internacional”, destaca.

“Outro ponto que ficou bastante claro na pesquisa é a ameaça da concorrência desleal das plataformas, que não pagam impostos e não geram nenhuma arrecadação aos cofres públicos, demandando providências urgentes do poder público para a equiparação fiscal desta prática predatória aos meios formais de acomodação”, diz. Lopes também destaca a importância da adoção do Tax Free. “Esse sistema já funciona no mundo inteiro. Temos que ser rápidos e implementar o quanto antes, pois é uma forma importante de incentivo ao comércio, que estimula o turista a aumentar seus gastos”, finaliza o presidente do órgão.

O levantamento mostra que as dez cidades mais visitadas com pernoite foram Búzios, Mangaratiba, Arraial do Cabo, Niterói, Petrópolis, Macaé, Paraty, Cabo Frio e Angra dos reis.

“Essa pesquisa é um bom termômetro de como o trade turístico e o comércio devem se comportar. Nela, mostramos a percepção da satisfação do turista estrangeiro e o potencial de crescimento que a cidade e o estado têm para o consumo. O Rio é lazer, mas também é amigável para compras por se tratar de um destino barato, com preços responsáveis”, explica Otavio Leite, consultor da presidência da FecomercioRJ.

(*) Crédito da capa: Unsplash