Marcada para acontecer entre os dias 26 e 28 de julho, em Florianópolis, a 33ª edição do Encatho & Exprotel discutirá um dos segmentos que mais cresce no país: a multipropriedade. Mesmo durante a pandemia, o modelo de hospitalidade ganhou mais espaço no mercado. De acordo com a Adit Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico), no ano passado o número de empreendimentos do setor chegou a 128 — considerando unidades em comercialização, construção ou entregues.

Segundo um levantamento realizado pela Caio Calfat Real Estate Consulting entre junho 2020 e abril 2021, o segmento de multipropriedades apresentou um crescimento de 17%. Nos últimos quatro anos o crescimento médio foi de 24%. E, o destaque, neste ano foi para a região Sul, com o maior desenvolvimento de oferta, 35%. Só no Rio Grande do Sul o número de empreendimentos passou de nove para 14 em 2021.

Para falar sobre o tema, o Encatho & Exprotel receberá o palestrante Paulo Roberto Caputo, sócio-diretor da Livá Hotéis, primeira operadora independente de empreendimentos multipropriedade no país, e também CEO da Atrio Hotel Management. Caputo foi reconhecido como Hoteleiro do Ano pelo Prêmio VIHP de 2021 e atualmente é diretor da ABIH-SC (Associação Brasileira de Hotéis de Santa Catarina) na região Caminho dos Príncipes.

Na visão do executivo, a receita de sucesso na sua empresa está baseada numa operação enxuta conquistada com investimentos tecnológicos, onde o back-office é realizado por apenas 0,9 pessoas, número bastante inferior ao que é observado na hotelaria tradicional que é de até três pessoas por empreendimento.

Caputo acredita que a multipropriedade tem tudo para expandir o turismo no Brasil. “Ela chega para trazer mais resorts, descobrir novos destinos e proporcionar lazer para aquelas famílias que não teriam condições de desfrutar de um período tão longo em um empreendimento com este padrão”.

Programação diversificada

A programação do Encatho 2022 será diversificada, com a presença de profissionais abordando diferentes temas em formatos distintos. São palestras, encontros, fóruns e painéis, além de salas paralelas com atividades que envolvem a capacitação técnica realizada por fornecedores do setor.

Além de 86 espaços na área de exposição, a organização conta diversas opções de vincular a marca por meio de ações de merchandising e ações nas áreas do evento. Salas para treinamento técnico também estão disponíveis.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News