O EmbraturLAB, braço de inovação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com o Turistech Hub, estão em busca de startups de turismo para a Aceleração EmbraturLAB. A iniciativa visa transformar o cenário brasileiro por meio de inovação e responsabilidade socioambiental.

Esse já é o segundo batch da aceleração, que na primeira edição obteve mais de 155 startups inscritas, e terá mais de 50 horas de mentoria. Dessa vez, a Aceleração busca soluções com potencial para satisfazer as necessidades dos turistas e empresas locais, além de promover valores como sustentabilidade.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro e podem ser feitas no link. Após este período, 15 empresas serão selecionadas para o Pitch Day, no dia 4 de dezembro e, dessas, oito seguirão a trilha de aceleração, que será iniciada em janeiro de 2024.

De acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o desenvolvimento sustentável exige integração de três dimensões: equidade social, viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental, cuja articulação implica em escolhas tecnológicas e em dimensões normativas de origem política.

A solução

A iniciativa da Embratur e Turistech Hub compreende a sustentabilidade no plano tecnológico e demanda importantes esforços de inovação, tanto de produtos, quanto de processos de concepção da inovação, visando inseri-los nas dinâmicas sociotécnicas locais próprias do meio receptor.

A Aceleração EmbraturLAB está buscando startups que estejam em fase de operação/tração e operem nos modelos B2B ou até B2B2C, e que compartilham sinergia com a Embratur e os desafios propostos.

Entre os benefícios, as finalistas terão oportunidade de conseguir investimento de até R$ 50 mil para realização de até três provas de conceito, além de workshops construtivos, mentorias individuais e coletivas, além de oportunidades de conexões.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Embratur