De acordo com dados divulgados recentemente pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Brasil ultrapassou a marca de um milhão de turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses de 2022. No primeiro quadrimestre, o número já era de 962 mil, superando em 60% o volume total de 2021 (596,7 mil). Nos dois últimos anos, as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 reduziram a zero o volume de viagens internacionais.

Até o final do ano, a entidade prevê que 4 milhões de turistas estrangeiros visitem o Brasil. O resultado foi atingido graças ao desempenho obtido em maio, quando o país recebeu 129,7 mil visitantes estrangeiros, fato que não ocorria desde 2020, quando 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista.

Números confirmam otimismo do setor

Silvio Nascimento, presidente da Embratur, afirma que os dados confirmam a retomada do turismo no país e reforçam a missão da agência de continuar promovendo o país para os turistas internacionais.

“É com entusiasmo que recebemos essa grande notícia. Em apenas cinco meses, dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos, vamos voltar o mais rápido possível ao nível registrado em 2019, ano pré-pandemia”, ressalta em entrevista ao UOL.

Com o resultado positivo, a tendência é de que o crescimento da demanda internacional acompanhe o ritmo do turismo regional, que vem ganhando cada vez mais força devido a fatores como a alta inflacionária e os altos preços das passagens aéreas.

(*) Crédito da foto: Vidar Nordli-Mathisen/Unsplash