Ainda que não tenha se recuperado completamente das sequelas geradas pela pandemia, o turismo internacional já dá sinais de recuperação. De janeiro a abril, o Brasil recebeu mais de 962 mil turistas estrangeiros, superando em 60% o volume total de 2021 (596,7 mil). Frente a igual período de 2021 (122,6 mil), a alta é ainda mais expressiva (+685%), apontam dados do STI (Sistema de Tráfego Internacional) da Polícia Federal.

Apesar das altas expressivas, é importante contextualizar que, nos dois últimos anos, as restrições sanitárias e a ainda incipiente agenda de vacinação praticamente reduziram a zero o volume de viagens internacionais. Com isso, apesar de gerar otimismo, ainda há muito o que avançar ainda no segmento, o que engloba obviamente questões relacionadas à malha aérea global.

Neste caso, em especial, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, em abril, houve mais de 2,9 mil voos internacionais, aumento de 191,21% frente a igual mês de 2021. Além disso, foram retomadas 122 conexões aéreas, bem como 40 frequências adicionais entraram em operação no último quadrimestre. Além disso, a previsão é que mais 24 rotas estrangeiras sejam retomadas até janeiro de 2023 – outras nove devem ganhar frequências.

Embratur e os turistas estrangeiros

Para colaborar com a retomada do turismo internacional, a Embratur desenvolveu três campanhas para mercados prioritários. A ação Visit Brasil. A wow experience teve início na semana passada nos Estados Unidos. Em paralelo, o reforço na promoção dos destinos na Europa e na América Latina devem começar no segundo semestre. Além disso, a agência também realizou uma parceria com o Sebrae para incrementar a divulgação do país no exterior.

“Nosso objetivo é alcançar o patamar pré-pandemia, quando recebíamos mais de 6 milhões de estrangeiros por ano. Vamos seguir trabalhando e intensificando a divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas internacionais, o que movimenta a economia e gera empregos internamente”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

“Estamos confiantes de que o aumento da promoção dos destinos brasileiros é fator decisivo para aproveitarmos todo o potencial que o país possui para receber estrangeiros no cenário do turismo pós-pandemia”, finaliza Nascimento.

(*) Crédito da foto: Vidar Nordli-Mathisen/Unsplash