O momento é de retomada no turismo e hotelaria, entretanto, o cenário de alta inflacionária faz com que muitos brasileiros optem por viagens regionais. Para o período de férias escolares, as opções têm sido viagens mais curtas e para o interior. Apesar do cenário exigir adaptação do orçamento, as expectativas para o período são otimistas. Em São Paulo, por exemplo, a projeção de ocupação hoteleira é de 80% em julho. As informações são da CBN.

Segundo a Resorts Brasil, a demanda por viagens regionais tem crescido nos últimos meses, o que pode significar uma tendência para o turismo no contexto de crise econômica. A entidade aponta que, entre os destinos mais procurados de São Paulo na atual temporada de inverno, estão Campos do Jordão, Brotas, Olímpia, São Roque e Holambra, por conta de suas diversas atrações turísticas.

O aquecimento do turismo regional também se reflete na demanda aérea. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a oferta de voos domésticos em maio superou pela primeira vez o período pré-pandemia. A entidade aponta que houve crescimento de 6% em relação a 2019.

O número de passageiros, por outro lado, ainda é 10% inferior em relação ao último ano antes da crise sanitária. Na comparação com o ano passado, no entanto, foi observada alta de 76%.

Expectativas da hotelaria

Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP, diz que as expectativas para julho são boas. “Em destinos de montanha como Campos do Jordão e Monte Verde, a ocupação já costuma ser alta. E é um indicador que tende a subir, visto que as famílias têm se reorganizado para passar férias em locais mais próximos, onde podem ir de carro. Além disso, o alto preço das passagens aéreas também tem contribuído para o fortalecimento dessa tendência”, afirma em entrevista à CBN.

Em Caldas Novas (GO), a projeção é de 100% de ocupação hoteleira durante as férias, segundo informado pela ABIH-GO. No período, o destino espera receber entre 400 mil e 500 mil visitantes, sendo que grande parte dessa demanda chegará por meio de carros particulares, o que reforça a tendência regional de viagens.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts