Hotel icônico do Rio de Janeiro, localizado na esquina das avenidas Atlântica e Princesa Isabel, o Hilton Copacabana já abrigou o antigo Le Méridien e foi propriedade da rede Windsor Hotéis. Após ir para a mesa de negociações, o empreendimento está em novas mãos. A gestora HSI, com foco no mercado imobiliário, comprou o prédio em uma transação de cerca de R$ 550 milhões, segundo fontes a par do negócio, aponta o Brazil Journal.

Quem vendeu o ativo foi a gestora Blackstone, que havia comprado o hotel em 2017 e mudado sua bandeira de Windsor para Hilton. Para efeito de comparação, a HSI, empresa que tinha o maior interesse na propriedade, comprou o Hilton São Paulo há quatro anos pagando o mesmo R$ 1 milhão por quarto. Ou seja, mesmo com a inflação, a gestora conseguiu pagar o valor igual no empreendimento carioca.

Outro exemplo é a venda do Praia Ipanema Hotel, empreendimento de menor porte, no qual a Bait Incorporadora pagou R$ 1,7 milhão por quarto, evidenciando que a transação envolvendo o Hilton Copacabana tinha potencial para ser concluída com uma cifra mais expressiva. Por outro lado, o que talvez explique a diferença nas transações dos hotéis cariocas é o fato de Ipanema ter um metro quadrado (m²) mais caro.

A Blackstone está vendendo o Hilton Copacabana porque está de saída do Brasil desde 2019, quando Marcelo Fedk, que cuidava dos investimentos imobiliários da companhia na América Latina, deixou a empresa, que tinha como objetivo a expansão no mercado brasileiro, para fundar a Blue Macaw. Fontes ligadas à transação afirmam que o Hilton Copacabana está performando bem, com ocupação alta.

Próximos passos

Acredita-se que a aquisição do hotel carioca possivelmente faça parte de uma estratégia mais ampla da HSI. A gestora tem dito a investidores que pretende criar um fundo imobiliário de hotéis e levar o ativo para a Bolsa. Além do Hilton São Paulo e Hilton Copacabana, a HSI é dona de 17 unidades da bandeira ibis espalhados pelo interior de São Paulo. No total, é detentora de mais de 2 mil quartos.

A transação é a mais recente aposta da empresa no Rio de Janeiro. Ainda sob a gestão da Windsor, o prédio já havia passado por amplas reformas, realizadas pela Blackstone quando adquiriu o ativo em 2017, objetivando agregar valor aos clientes, proprietários de hotéis e acionistas. Na época da aquisição, a empresa injetou mais de US$ 400 milhões em três grandes transações na América do Sul: o Hilton Copacabana, um portfólio de imóveis da BR Properties e um shopping na Colômbia.

De categoria cinco estrelas, o hotel foi inaugurado em 1975. Durante mais de duas décadas, o prédio ficou mundialmente conhecido por sua cascata de fogos de artifício na noite de Réveillon, quando ainda operava como Le Méridien. Com 39 andares, o edifício é considerado o mais alto da orla de Copacabana, com vista para a praia, Pão de Açúcar e Corcovado. No total, possui 545 apartamentos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Hotels