Logo após a palestra de Lucila Quintino, que abriu hoje (13) a programação do Easy Conecta, André Carvalho subiu ao palco do centro de convenções do Golden Plaza Hotel, em Porto Velho. O CEO da Easy Hotéis, promotora do encontro que termina amanhã (14), conduziu a palestra O poder do pensamento de dono e do senso de pertencimento para o seu sucesso, na qual compartilhou caminhos para criar um negócio bem-sucedido na hotelaria e no turismo.

Segundo o executivo, o pensamento de dono influencia não apenas a carreira, mas a vida. “Foi esse pensamento que me trouxe até aqui para conversar com vocês e explicar que é necessário tê-lo dentro da sua empresa”, assegurou Carvalho, lembrando que o conceito o acompanha desde os primeiros passos profissionais, aos 14 anos, como empacotador na Rua 25 de Março, conhecida área de comércio popular na capital paulista. Ali, mesmo ainda jovem, alcançou a posição de executivo de vendas na empresa em que atuava.

Pensando sempre numa perspectiva ampliada, Carvalho entendeu que não havia mais para onde crescer naquela empresa e se lançou no segmento hoteleiro para exerceu a função de mensageiro no Campo Belo Plaza Hotel, na região do Aeroporto de Congonhas. “Todo dia temos uma oportunidade nova para construirmos o nosso sucesso profissional”, ensinou Carvalho, que indicou o filme De porta em porta, de Steven Schachter, para quem deseja ampliar o repertório sobre hospitalidade.

O especialista apontou que o mercado hoteleiro oferece uma diversidade de tecnologias e serviços que permitem maior segurança na gestão hoteleira. “A Easy nasceu como uma consultoria, depois começou a operar flutuação tarifária de hotel. Hoje, operamos hotéis do começo ao fim ou em parceria com o proprietário. A flutuação tarifária é feita de forma automática e inteligente. A tecnologia nos permitiu alcançar previsibilidade nas vendas e entregar um resultado melhor”, explica.

Como o dono

Em sua palestra, o executivo da Easy Hotéis e anfitrião da Easy Conecta pontuou que existem muitos donos de hotéis que não conseguem implementar uma cultura de pensamento de dono em sua equipe. “Nem eles mesmos sabem pensar como dono do empreendimento. É muito importante a empresa ter alguém que exerça esse pensamento, independentemente da posição que ocupe”, avalia.

Carvalho ressaltou que o pensamento de dono traz a compreensão de que as decisões tomadas no hotel devem ser norteadas pelas demandas dos hóspedes. “Nossos hotéis fazem pesquisas constantes com os hóspedes para que possamos antecipar possíveis probleminhas. Termos a visão do hóspede é essencial, pois é quem sabe se o chuveiro está bom, se a cama está bacana, se o café está gostoso, se a limpeza está boa…”.

* Zaqueu Rodrigues, em especial para o Hotelier News

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News