A programação de conteúdo da Easy Conecta, aberta hoje (13), em Porto Velho, foi iniciada com um tema estratégico para o momento atual da hotelaria: pessoas. Com participação de Lucila Quintino, da HotelConsult, a palestra falou sobre planejamento de carreira dentro das indústrias de hotéis e turismo.

A especialista ressaltou que a pandemia redefiniu padrões, impôs novas atribuições e valorizou determinadas competências nos setores de turismo e hotelaria. Em uma palestra didática, Lucila apontou as habilidades em destaque, explicou o que é fundamental na gestão da carreira e mostrou possíveis caminhos para quem deseja vencer nas duas indústrias.

Para ela, e a partir da visão do empresariado, é primordial investir na qualificação da mão de obra em meio a um mercado que vive profunda renovação. Ela lembrou que, ao fazer um treinamento com 1,5 mil colaboradores da Accor, observou algumas lacunas.

“Quando vamos ao mercado tentar terceirizar alguma coisa, não havia prestadores de serviços que falassem a língua da hotelaria”, disse a diretora da HotelConsult, destacando que o maior desafio hoje é a seleção e formação de mão de obra.

De acordo com a especialista, os empreendedores precisam contratar pessoas alegres, dispostas e que desejam fazer acontecer. “Os funcionários que sabem o que querem são valorizados. Isso é muito importante. Precisamos estar felizes com nosso trabalho, independentemente da posição que ocupamos”, acredita. “Estar feliz é muito importante, pois trabalhamos com pessoas e o nosso objetivo é tornar a vida do hóspede melhor enquanto eles estão conosco”, completa.

Dicas de carreira

Aos colaboradores, a diretora da Hotel Consult orientou que conheçam seus propósitos profissionais e suas qualidades. “O meu conselho para quem está começando agora é: saibam o que vocês querem. Não tenho dúvidas de que teremos erros durante o caminho, mas é importante saber isso para não perder o foco”, orientou Lucila ao público presente na palestra do Easy Conecta.

“Se você ainda não sabe, vá atrás de autoconhecimento e busque se conectar com suas potencialidades e o que te faz feliz”, acrescentou a diretora da Hotel Consult, lembrando que há profissionais que seguem um caminho linear e outros que trilham um caminho profissional menos óbvio.

Lucila Quintino ressaltou que o mercado precisa de profissionais que tenham iniciativa e senso de autogestão. “Quando falamos de evolução na carreira, estou me referindo à coerência, cuidado por onde você passa, tecnologia… Hoje, cada vez mais, a hotelaria está se tornando tecnológica. A pandemia trouxe essa evolução para o segmento, ampliando as habilidades e competências profissionais”, comentou.

A especialista avisou que as atitudes no ambiente de trabalho são fundamentais para que as coisas aconteçam. “Quando falamos de carreira, gosto de me referir à sigla CHA: o Conhecimento que você conquista; a Habilidade, para colocar o conhecimento teórico em prática; e Atitude para desempenhar bem no dia a dia”, disse.

“Quais são as melhores atitudes que fazem os profissionais terem sucesso no trabalho?”, soltou ela. Entre as respostas do público presente constaram “boa vontade, empenhado, comprometimento, disciplina, positividade, liderança, persistência, vontade…”

E para você?

* Zaqueu Rodrigues, em especial para o Hotelier News

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News