Não importa o segmento, a verdade é que o comércio eletrônico no Brasil vem experimentando um crescimento notável nos últimos anos. Apenas no primeiro semestre de 2023, o e-commerce atingiu faturamento de R$ 80,4 bilhões, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) divulgados hoje (14).

A proximidade das festividades de final de ano, com datas de compras expressivas, como Natal e Black Friday, dão perspectivas ainda mais animadoras para o comércio e serviços. Fatores como o recuo da inflação estão impulsionando as vendas online em diferentes segmentos — e a hotelaria pode e deve se beneficiar desse movimento.

No ano anterior, o e-commerce já havia apresentado um crescimento significativo, com um faturamento total de R$ 169,9 bilhões, representando um aumento de 5% em relação a 2021.

O comércio eletrônico já representa cerca de 10% das compras do varejo nacional. Um dos destaques é o segmento de eletrodomésticos, devido à praticidade e à variedade de produtos disponíveis nas lojas online. Outros setores como moda, telefonia, eletrônicos, decoração e informática também têm apresentado desempenhos positivos.

Canais de vendas poderosos

Os canais de vendas online são, atualmente, a maior vitrine de reservas para a hotelaria. Das OTAs ao motor de reservas, o e-commerce ganhou espaço no segmento que dificilmente será retirado. Outros meios de comunicação, como o WhatsApp, estão promovendo melhorias para se tornar muito mais do que um simples aplicativo de mensagens instantâneas.

Janelas robustas de vendas, como a Black Friday, demandam a construção de estratégias direcionadas, pautadas na combinação entre tecnologia e atendimento humano. Integrações de canais também são partes fundamentais para o êxito nos resultados, garantindo pouca fricção no contato com o cliente.

Segurança nas transações

Para garantir vendas online seguras, alguns pontos devem ser colocados no radar:

  • Verificar a reputação da loja online consultando sites como Procon, Reclame Aqui e Consumidor.org.br, para se certificar da confiabilidade do vendedor e evitar possíveis golpes.
  • Utilizar métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito com proteção contra fraudes, e evitar fornecer informações financeiras confidenciais por e-mail ou mensagens não seguras.
  • Monitorar regularmente as transações, verificando o extrato do cartão de crédito ou conta bancária para identificar qualquer atividade suspeita e entrar em contato imediatamente com a instituição financeira em caso de problemas.

(*) Crédito da foto: Preis_King/Pixabay