Na última quarta-feira (23), durante o WhatsApp Business Summit, a Meta anunciou planos ambiciosos para o aplicativo de mensagens. Trata-se da possibilidade de integração de todo o catálogo de plataformas e-commerce ao chat e a primeira empresa brasileira a testar a funcionalidade é a Magalu.

De acordo com o jornal O Globo, a novidade faz parte da estratégia da Meta de aumentar a monetização do aplicativo de mensagens, que tem 197 milhões de usuários no Brasil. No caso de marcas do grupo Magazine Luiza, como Magalu e Época Cosméticos, os consumidores poderão acessar, pelo WhatsApp, o catálogo de produtos das lojas virtuais. Pelo aplicativo é possível buscar produtos, pesquisar preços e adicionar itens ao carrinho de compra. Por enquanto, o recurso está disponível somente para alguns usuários, em fase de testes.

WhatsApp e a hotelaria

Para o setor, apesar de ainda não haver previsão de lançamento amplo das novas funcionalidades, essas novidades representam inúmeras possibilidades de negócios. Para começar, as OTAs se beneficiariam da possibilidade de expandir o catálogo de estadias para um novo marketplace, e, caso o modelo siga o que a Magalu está testando, a possibilidade de fazer perguntas e solicitar especificidades nos produtos, além da sensação já estabelecida de intimismo e conversa direta, tornaria o Whatsapp bastante atrativo para os consumidores.

Os canais de venda direta seriam, também, contemplados positivamente. Em 2022, uma pesquisa divulgada pela FOHB apontou aumento das vendas hoteleiras via canal direto, e, ao passo que as novas ferramentas do Whatsapp passarem a ser amplamente implementadas, a tendência é que os canais diretos ganhem cada vez mais força. Poder olhar o catálogo através do mesmo chat em que tira dúvidas é um plus bem-vindo. 

(*) Crédito da foto: Unsplash