A bola já havia sido cantada por Felipe Marcondes, head de Supply do Airbnb, durante o segundo episódio do Hotel Trends, lançado no início de setembro. Agora, a plataforma de aluguéis de temporada vem realizando novas movimentações para se aproximar ainda mais do setor hoteleiro e elevar seu potencial competitivo frente às demais OTAs presentes no mercado.

No podcast produzido pelo Hotelier News e HotelInvest, Marcondes confirmou a inclusão de hotéis e pousadas no inventário de ofertas do Airbnb. Hoje (29), a Phocuswire divulgou uma matéria afirmando que a plataforma está testando um novo display com API que dá aos gerentes de canal e sites de distribuição a possibilidade de carregar planos de taxas múltiplas para as propriedades disponíveis em seu site.

Desta forma, o Airbnb oferece maior flexibilidade aos viajantes e anfitriões. Em maio deste ano, a empresa já havia acrescentado opções com maior maleabilidade, permitindo que usuários pesquisem por acomodações sem a necessidade de estipular datas, destinos ou parâmetros de propriedade.As ações vão de acordo com a fala de Brian Chesky, que destacou a importância da flexibilidade durante a teleconferência de resultados da empresa para o segundo trimestre. “A flexibilidade é uma parte permanente das viagens”, afirmou.

O novo display do Airbnb não chama a atenção apenas de hóspedes e anfitriões, mas também do setor hoteleiro. As mudanças da empresa tornam a plataforma mais competitiva, rivalizando com agências de viagens como Booking e Expedia.

Airbnb: players

A RoomCloud, com sede na Itália, faz o gerenciamento de canais e reservas de hotéis e aluguéis de temporada. A empresa começou a discutir planos de tarifas com o Airbnb em abril e a auxiliar o desenvolvimento do produto beta em julho, segundo Silvia Gualano, gerente de Marketing da marca.

“Pode funcionar para hotéis e apartamentos, mas é ainda mais interessante para empreendimentos hoteleiros, pois eles estão mais acostumados a trabalhar com planos de tarifas em outras OTAs como Booking.com ou Expedia. Então, é como se o Airbnb quisesse propor uma OTA geral, não apenas para aluguel por temporada”, diz Silvia.

A gerente afirma que os proprietários podem definir uma série de planos de tarifas – por exemplo, oferecer quarto apenas e quarto com café da manhã – e o Airbnb mostrará no máximo dois: a opção mais barata que é reembolsável e a opção mais barata que não é reembolsável.

Para simplificar o lançamento de suas propriedades que desejam participar, a RoomCloud está copiando os mesmos planos de tarifas que aparecem no Booking.com e os enviando para o Airbnb. A empresa tem uma propriedade ativa com a nova exibição do plano de tarifas e está integrando uma de cada vez.

A Cloudbeds, com sede em San Diego, também faz parte do teste beta. “O Airbnb precisa expandir seus recursos de uma perspectiva de distribuição para incluir a capacidade de carregar produtos de taxa, e esta API é exatamente isso”, disse Sebastien Leitner, vice-presidente de parcerias da empresa.

Leitner acrescenta que a API surgiu em parte devido a solicitações de hotéis e também porque permite que a plataforma seja mais competitiva acessando mais tarifas de suas propriedades.

“O Airbnb ainda está super animado para embarcar o máximo possível no fornecimento de aluguel por temporada. Eles não estão desacelerando seu crescimento do ponto de vista dos aluguéis, eles estão apenas aumentando isso. Eles realmente têm a missão de vender qualquer tipo de alojamento”, pontua Leitner.

O executivo observa que o Airbnb também está acelerando o trabalho no HotelTonight – adquirindo suprimentos e contratando gerentes de mercado. Uma longa lista online de vagas em aberto no site parece confirmar isso – o que é uma mudança notável em relação ao anúncio de Chesky em maio de 2020 em um memorando para a equipe de que, devido à pandemia, a empresa “precisaria reduzir nosso investimento em atividades que não apoiar diretamente o núcleo de nossa comunidade anfitriã”.

O co-fundador e presidente da Hostfully, David Jacoby, diz que uma nova estratégia de plano de tarifas é outro exemplo do Airbnb seguindo o camiho da Booking.com – evidenciado pela primeira vez nas mudanças que a plataforma fez em sua estrutura de taxas para anfitriões e hóspedes. “E a Booking.com tem sido um pouco líder – talvez por causa de seu inventário de hotéis – também nos planos de tarifas múltiplas. Portanto, este é outro exemplo de Airbnb que não quero dizer copiando, mas seguindo seus passos”.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire