Após dois anos sem Carnaval por conta da pandemia, o cenário era de muita incerteza devido ao aumento do número de casos de Covid-19. Com a retomada da economia e com a cobertura da vacinação, os desfiles das escolas de samba e o Carnaval de rua, em São Paulo, por exemplo, voltaram com força – e, por este motivo, a expectativa para essa data é alta. Só para se ter ideia, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio, a estimativa de arrecadação para o setor de turismo durante o Carnaval deste ano é superar os dois anos anteriores, movimentando mais de R$ 8 bilhões (um aumento de 27%, se comparado com o mesmo período de 2022).

Mesmo para quem não curte a folia dos desfiles das avenidas, festas ou blocos de rua, a data é considerada uma boa opção para viajar. Por isso, o turismo pode se beneficiar tanto em hospedagens e serviços – com destinos clássicos para o Carnaval –, quanto para quem prefere fugir desse estilo de comemoração e curtir um estilo de ecoturismo ou bem-estar, por exemplo.

Os resorts familiares, que inclusive estão no portfólio do Zarpo e são considerados o perfil dos nossos clientes, costumam agradar adultos e crianças. Além disso, contam com diversas programações temáticas, como bailes de Carnaval, concursos de fantasias, samba e axé ao vivo. De modo geral, os lugares reservados pelos clientes do Zarpo não fogem das preferências observadas durante todo o ano. Ainda assim, São Paulo (especialmente Olímpia, Atibaia, Porto Feliz e Campinas, no interior paulista) e Bahia, como Ilhéus e Porto Seguro, são os estados e cidades que têm se destacado. No entanto, no que diz respeito às reservas de pacotes com passagens aéreas, os destinos considerados “top 3” são os seguintes: Salvador, Recife e Ilhéus.

Comparando às reservas e aos check-ins feitos no Carnaval de 2022, 2021 e 2020, podemos observar neste ano que o comportamento do cliente está, aos poucos, voltando ao normal. Isso porque, como não houveram as tradicionais festas de Carnaval em 2021 e 2022, as pessoas optaram por aproveitar a data para viajar. Conseguimos, inclusive, observar este cenário dentro do Zarpo. Em 2020, por exemplo, as reservas para o Nordeste corresponderam a 19,03% do total; em 2021, a 32,4% e, em 2022, a 39,4%. Para este ano, por enquanto, corresponde a 27,9%.

Ao mesmo tempo, as reservas para São Paulo passaram a representar cada vez mais parte desse total: em 2021, 36,8% das reservas foram para hotéis e resorts do estado. Em 2022, o número aumentou para 43,3% e, em 2023, para 44,0% até o momento. A preferência também pode estar relacionada à subida da inflação, que ocasionou um impacto no aumento das passagens aéreas.

Outro comportamento observado nos últimos anos é que mais clientes deixaram para fazer as reservas no mês anterior ao Carnaval. Em 2020, 30,5% das reservas foram feitas durante os 30 dias que antecederam a data. Já em 2021 e 2022, mais de 40% das reservas foram realizadas nos 30 dias antes do Carnaval, algo que atribuímos ao contexto incerto da pandemia.

No que diz respeito às viagens internacionais, em 2021, por conta da pandemia, não tivemos reservas para essa data. Em 2022 e 2023, no entanto, podemos observar que as viagens para fora do país estão sendo retomadas e com certeza voltarão com força.

Meu conselho para os profissionais de turismo, neste momento, é que eles continuem com foco na qualidade das ofertas e do atendimento para incentivar a recorrência nas viagens. Assim, ao longo de 2023, poderemos acompanhar a evolução do mercado para conseguirmos nos adequar às demandas, aos interesses e aos novos comportamentos do cliente.

Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 36 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo