Em 2021, o Costão do Santinho Resort completou 30 anos de atividades. Nestas três décadas, o empreendimento catarinense pavimentou sua história abraçando diferentes nichos de mercado devido à sua estrutura e localização. Em fase de mudanças e transformações, a propriedade reforça seu posicionamento como opção para os segmentos de lazer e eventos, promovendo uma série de melhorias que ditarão as direções da etapa que se inicia.

Para orientar esse novo movimento, o Costão do Santinho trouxe Daniela Rocco para assumir a diretoria dos departamentos Comercial e de Marketing. A profissional, que até então atuava no Transamerica Comandatuba, chega para ocupar o lugar de Rubens Régis, que deixa o posto após duas décadas em um processo de desligamento gradativo.

A transição, iniciada em junho deste ano, levará 90 dias, com Régis fazendo o acompanhamento da adaptação de Daniela. “Quando esse período for finalizado, ele continuará em contato com a gestão do empreendimento, passando a ser um apoio estratégico no desenvolvimento do trabalho de transformação do Costão”, explica a nova diretora.

Experiência na ponta dos investimentos

A mudança na gestão vem de encontro com o aporte de R$ 10 milhões — direcionados para reformas e melhorias estruturais. Com 604 acomodações, até o início de 2023, mais de 50% da oferta de hospedagens do resort estará totalmente modernizada. “Até agora, 200 apartamentos foram reformados e, no segundo semestre, outros 100 passarão por retrofit. Em paralelo, estamos investindo em outros equipamentos e atividades que visam melhorar a experiência do hóspede”, revela Daniela.

Os apartamentos Standard foram modernizados e mudaram de categoria, passando a serem vendidos como Superior. O projeto de reforma estava nos planos do Costão desde antes da pandemia, o que trouxe maior motivação para tirá-lo do papel e buscar novos hóspedes, além de fidelizar ainda mais os frequentadores.

“O Costão é um produto que atende muito bem o lazer, pois está cercado de natureza e experiências fantásticas como trilhas, praia e o Morro das Aranhas. Sabemos da necessidade do cliente em se reconectar com a natureza e o resort oferece essa possibilidade. Por outro lado, entendemos a importância de entregar um bom equipamento”, continua a executiva.

Dentre os planos de investimento do resort estão melhorias no Solarium Sete Chackras, espaço voltado ao wellness com ofurôs e vista para a Praia do Santinho, além da climatização da piscina, que deve ser entregue ainda este mês.

Mirando o público jovem, em 2023 o Costão prevê a inauguração de um novo sports bar e área de games. A proposta é incrementar a oferta para essa fatia de hóspedes, que já conta com uma programação direcionada.

Costão do Santinho - mercado - daniela rocco

Daniela assumiu a diretoria Comercial e de Marketing

Eventos em retomada

Em 2020, o empreendimento elevou sua oferta para o setor de eventos com a abertura de novos espaços. Hoje, sua estrutura total comporta até 10 mil pessoas, o que justifica um calendário concorrido. Conforme informado pelo resort em maio deste ano, até o fim de 2022, mais de 300 eventos estão confirmados.

“Nosso equipamento é excelente para receber eventos corporativos, esportivos, sociais e congressos. Temos a adaptação como uma característica forte, que nos dá a possibilidade de atender diferentes públicos simultaneamente, sempre com uma programação de suporte”, reforça Daniela.

De acordo com a diretora, 2022 tem sido um ano desafiador para encontrar disponibilidade para encaixar a demanda de eventos, uma vez que o lazer vem em pleno aquecimento no mercado hoteleiro. “É um quebra-cabeça diário, pois temos muita demanda. Temos um congresso fechado para 2023 e 2024, com um calendário robusto para o primeiro semestre do ano que vem”, adianta.

1º semestre aquecido

A primeira metade do ano foi de bons resultados para o empreendimento. Entre janeiro de junho de 2022, a ocupação acumulada do Costão do Santinho foi de 74%, com aumento de 15% na diária média frente ao mesmo período de 2021. “Foi um semestre excelente. Mesmo com a chegada do inverno, não sentimos desaquecimento. Temos uma agenda consolidada de eventos temáticos que nos trouxeram ótimos resultados”, explica a diretora.

Daniela afirma que a variante Ômicron acabou impactando os números da alta temporada, mas que a previsão é encerrar 2022 acima do orçamento traçado. “Temos um desafio de custo que não é só nosso, mas do mercado como um todo. Contudo, estamos equilibrando bem essa questão, trabalhando desde 2021 na recuperação da diária média que o lazer nos permitiu”, comenta a executiva.

Para os próximos meses, o resort estará de olho nas variações de custo do setor aéreo, que impacta diretamente os resultados do empreendimento. Por outro lado, o Costão tem a vantagem de receber muitos hóspedes regionais, com alto volume dos estados da região Sul. “A redução do preço do combustível nos ajuda muito nesse aspecto e no trabalho de diária média”, pontua. “Conseguimos nos recuperar em relação ao patamar que deveríamos estar posicionados, mas existe margem para crescer, então, precisamos aproveitar o bom momento do lazer”.

Ainda que não seja seu principal nicho de mercado, o anywhere office atraiu consumidores que adotaram o bleisure como motivação de viagens. Para absorver essa demanda, o Costão criou o Resort Office, enaltecendo suas acomodações com espaços de trabalho. “Foi uma fatia que ganhou maior representatividade”, acrescenta Daniela.

Distribuição diversificada

Assim como grande parte do setor, o Costão do Santinho viu suas vendas diretas subirem nos últimos dois anos. Em 2022, os canais diretos representam 65% das comercializações, considerando site e call center. “Tivemos um percentual grande de vendas diretas que buscamos manter este ano, mas não significa que são os únicos canais que queremos trabalhar”, conta a executiva.

Em sua distribuição, o Costão do Santinho aposta em um mix de segmentos que contempla agências, operadoras, OTAs e clubes de férias. “Queremos seguir com nossos parceiros que já nos trouxeram ótimos resultados”, complementa a diretora.

Com ampla expertise em gestão de inventário, o Costão do Santinho planeja entrar em novos mercados em breve. O segmento de real estate está na mira do empreendimento, que já sinalizou o interesse em atuar no modelo de multipropriedade. Mas isso é assunto para uma próxima matéria.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Costão do Santinho Resort