O feriado de Corpus Christi gerou bons resultados para o turismo paulista. De acordo com dados do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), a data movimentou 2,7 milhões de turistas — 18% acima do esperado. As atividades do setor injetaram R$ 5 bilhões na economia do estado.

Os municípios que compõem o Circuito das Águas: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro receberam, no total, mais de 800 mil turistas, maior índice já registrado pela Secretaria.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem no estado ficou em 70%, sendo que municípios como Águas de São Pedro, Brotas e Louveira tiveram 100% de seus quartos ocupados. Águas de Lindóia, que no feriado recebeu um evento de carros antigos, teve ocupação total da rede hoteleira e 650 mil visitantes. Já Serra Negra ficou com 90% de suas UHs preenchidas.

A ocupação também foi alta em Campos do Jordão (90%), com atrações típicas de inverno e Guararema (95%), que sediou um festival de jazz e blues durante o feriado. “Os registros estão compatíveis com um estado que se abriu para o lazer e tem despertado o interesse não apenas dos paulistas, como também de visitantes de outros estados e países”, afirma Roberto Lucena, secretário de Turismo de São Paulo.

Boas perspectivas para 2023

São Paulo é o maior mercado emissor de turistas do Brasil e também o estado que mais recebe visitantes. O desempenho do turismo paulista este ano deve registrar o maior dos últimos cinco anos: a estimativa é de que a economia do setor cresça 7,8% em 2023, segundo o CIET. Puxado pelo turismo doméstico, o PIB do segmento vai bater os R$ 299,4 bilhões.

Este ano, são esperados 45 milhões de turistas nacionais no estado; um milhão a mais que em 2019, último ano antes da pandemia. O turismo internacional também cresce: 2,3 milhões de visitantes estrangeiros, contra 2,1 milhões de 2019. Os três maiores aeroportos de São Paulo devem registrar 77 milhões de passageiros, na maior movimentação desde o período pré-pandemia, considerando voos domésticos e internacionais.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP