Uma das principais vitrines do segmento de hospitalidade, o Google ainda possui um potencial pouco explorado pelo setor. O Google My Business permite ao hoteleiro gerenciar as informações exibidas na página comercial do empreendimento, além de oferecer dados de desempenho, engajar os clientes e mantê-los atualizados sobre seus serviços. A Lodging Interactive, conforme divulgado pela Hospitality Net, compilou algumas das principais dicas para obter sucesso com a ferramenta gratuita do buscador.

Primeiro, é claro , é imprescindível cadastrar, reivindicar e verificar o perfil comercial de seu hotel. Com isso, é possível gerenciar as informações exibidas aos usuários e garantir que elas sejam precisas e atualizadas. Para isso, basta acessar o Google My Business, fazer login, encontrar o empreendimento ou criar uma nova listagem, e clicar no botão “Reinvindicar”. Após fornecer as informações solicitadas, basta seguir atentamente as instruções do Google e aguardar.

Após concluído este processo, o hoteleiro deve adicionar o máximo de informações possíveis. Desde os detalhes mais básicos, como nome, endereço, telefone e site, até descrição detalhada do hotel e seus serviços. Neste momento, é essencial a inclusão de fotos de qualidade de todas as áreas e comodidades oferecidas. Desta forma, o hóspede consegue ter uma boa noção do que esperar ao reservar uma estada no empreendimento.

Já discutido anteriormente no Hotelier News, os comentários e avaliações são um fator chave na forma que o hotel se apresenta na plataforma. É ideal que a avaliação seja incentivada, desde pedir pessoalmente ou fornecer um link fácil em e-mails pós-estada. Quanto melhores as avaliações, melhor a visibilidade do empreendimento no Google. Este objetivo, no entanto, pode ser desafiador e contraintuitivo, mas instruções não faltam.

Contato com o cliente

O Google My Business também permite compartilhar atualizações e promoções com os usuários. Com esta funcionalidade, é possível divulgar novos serviços e comodidades, além de anunciar ofertas ou pacotes especiais. Também é um bom espaço para apresentar avaliações de hóspedes, o que pode gerar confiança e incentivar mais reservas, ou destacar eventos ou atrações locais interessantes, como festivais, eventos esportivos ou oportunidades de turismo.

A postagem regular na plataforma pode manter seguidores engajados e ajudar a gerar mais reservas para a propriedade. Ainda assim, é necessário um controle de qualidade e relevância. Certifique-se de manter o conteúdo atualizado, relevante e que faça bom uso de imagens e vídeos atraentes.

Por fim, é importante salientar que a ferramenta também dispõe do Google Business Insights. A funcionalidade gratuita fornece dados detalhados sobre como os usuários interagem com a página comercial do seu hotel, incluindo números de visualizações, cliques, chamadas e solicitações de direção. Esses dados permitem entender o que está funcionando bem na página do seu hotel e quais áreas precisam ser melhoradas.

(*) Crédito da foto: PhotoMIX-Company/Pixabay