De acordo com levantamento da Polícia Federal, o Brasil recebeu 860.587 turistas estrangeiros em janeiro deste ano. O resultado é histórico na série dos últimos quatro anos e supera 2019 em mais de 100 mil visitantes. À época, 756.883 estrangeiros visitaram o Brasil, revela o Metrópoles.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirma que a alta é um sinal positivo da alteração do cenário que, para ele, deve-se à mudança de governo e à nova perspectiva do mundo em relação ao país. “Os dados demonstram de forma muito enfática como a imagem do país no exterior influencia diretamente a decisão de visitar o Brasil”, diz o gestor da entidade.

“O fato novo que nos fez sair de um dos piores desempenhos globais e recuperarmos o interesse do turista internacional foi a mudança de governo. O Brasil deixou de ser párea e voltou a ser visto como um país acolhedor, um povo aliado da humanidade, e com compromisso com a sustentabilidade ambiental, direitos humanos e valorização de nossa diversidade”, complementa.

Retomada do turismo

A recuperação das atividades turísticas no Brasil no período pós-pandemia, em 2022, estava mais lenta do que a média internacional. Mesmo com a China, maior emissor mundial de turistas, mantendo medidas restritivas de circulação internacional ao longo do ano, o fluxo de turistas no planeta representou 63% dos níveis anteriores à crise sanitária, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo).

“Nós retomamos o uso da Marca Brasil na promoção do nosso país para dar um recado: o Brasil da sustentabilidade, da diversidade e da democracia está de volta. Estamos vivendo um novo momento e o nosso país está de braços abertos para o mundo”, finaliza Freixo.

(*) Crédito da capa: Blake Guidry/Unsplash