Em 2023, o Brasil fechou o ano com receita bilionária do turismo internacional, evidenciando o retorno ao patamar pré-pandemia. No começo de 2024, o otimismo permanece. Segundo projeção da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o país deverá receber cerca de 200 mil turistas estrangeiros no Carnaval, aponta o Correio 24 Horas.

Marcelo Freixo, presidente da entidade, diz que esses turistas vão deixar R$ 900 milhões no país. “Assim, iremos conseguir três coisas importantes: emprego, renda e alegria, ninguém pode viver sem isso”, afirma, ressaltando que o turismo gera quase 8 milhões de empregos no Brasil.

“A gente está falando de emprego, renda, desenvolvimento que chega na mão e na vida das pessoas. O turismo não é só lazer, e quando eu falo que o setor cresceu, estou falando que foi bom para o motorista de táxi, de Uber, para o vendedor do mate na praia, o garçom, entre outros. É uma cadeia de trabalho muito democrática e importante para o Brasil”, revela Freixo.

Performance de 2023

No ano passado, segundo dados da VCA (Visa Consulting & Analytics), foi registrado aumento de 56% nos gastos de estrangeiros durante o Carnaval. No período, os maiores mercados emissores de turistas para o país foram Argentina, Chile e Uruguai.

As cidades mais visitadas pelos estrangeiros e que, consequentemente, apontaram maior índice de crescimento em transações internacionais foram, por ordem, Florianópolis, Rio de Janeiro, Bombinhas (SC), São Paulo e Balneário Camboriú (SC).

A projeção em relação aos turistas estrangeiros contribui com a estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) para a festa neste ano. Segundo a entidade, o Carnaval de 2024 pode arrecadar R$ 9 bilhões, superando pela primeira vez o período pré-pandemia. O número, se concretizado, representará aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

(*) Crédito da foto: Pixabay