Após registrar receita recorde de US$ 6,1 bilhões no terceiro trimestre do ano passado, a Booking Holdings encerrou 2022 com faturamento de US$ 17,1 bilhões. O resultado representa crescimento de 56%, com reservas brutas totais de US$ 121,3 bilhões — incremento de 58% frente a 2021, de acordo com a Reuters. Para 2023, a empresa planeja expandir seus serviços de aluguéis de temporada e comercializações no setor aéreo.

“Estamos incorporando nossas ofertas alternativas de acomodação em alguns de nossos anúncios de marca recentes para ajudar a aumentar a conscientização do cliente sobre este produto”, especialmente nos Estados Unidos, disse Glenn Fogel, CEO e presidente da Booking Holdings, durante teleconferência trimestral da empresa.

Fogel discutiu os resultados financeiros do quarto trimestre de 2022 para as marcas Booking.com, Priceline, Agoda, Kayak, Rentalcars.com e OpenTable.

A receita das operadoras Booking.com e KAYAK aumentou 36% em relação ao ano anterior, para US$ 4 bilhões no trimestre, superando as estimativas de Wall Street de US$ 3,89 bilhões em receita, segundo dados da Refinitiv.

As reservas brutas para o trimestre subiram 44% em relação ao mesmo período do ano anterior, para US$ 27,3 bilhões.

A Booking Holdings reservou mais de 95 milhões de diárias em janeiro de 2023, um aumento de 10 milhões em relação ao recorde anterior estabelecido em maio de 2022, segundo David Goulden, diretor financeiro da Booking, aos investidores em uma ligação.

O lucro líquido do quarto trimestre de 2022 foi de US$ 1,2 bilhão, um aumento de 100% em relação ao trimestre do ano anterior. O EBITDA  foi de US$ 1,2 bilhão, crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2021.

O lucro líquido para o ano de 2022 foi de US$ 3,1 bilhões, um aumento de 162% em relação ao ano anterior. O EBITDA ajustado para o período foi de US$ 5,3 bilhões, incremento de 82% em relação a 2021.

Acomodações alternativas

As diárias de acomodação alternativa no ano passado cresceram cerca de 56% em relação a 2021 e 11% em relação a 2019, e representaram cerca de 30% do total de diárias da Booking.com no ano, de acordo com Fogel.

A empresa lançou um seguro de responsabilidade civil para parceiros e uma funcionalidade piloto de solicitação de reserva. Como resultado, a Booking.com obteve melhores taxas de retenção e outras melhorias em uma gama completa de tipos de propriedade.

A Booking.com foi a segunda plataforma de reserva mais usada que os viajantes relataram ter utilizado em sua última viagem de aluguel, de acordo com dados de 2022 da Phocuswright.

Nos últimos anos, a empresa também se expandiu para outras verticais de viagens além de acomodações “com foco em voos”, diz Fogel, e no futuro unirá outros componentes do setor de turismo.

A reserva de voos, lançada como um produto integrado em 2019 , agora está disponível em mais de 50 países, e mais de 20% dos clientes que reservam voos globalmente são novos na Booking.com, diz o presidente.

“Essa oferta de voo nos permite ajudar nossos consumidores a reservar outro componente importante de sua viagem em um só lugar em nossa plataforma e nos permite interagir com clientes em potencial que escolhem suas opções de voo no início do processo de descoberta de viagens”, afirma Fogel.

A empresa também está aprimorando os benefícios de seu programa de fidelidade Genius e continua melhorando seus aplicativos móveis. Cerca de 45% das diárias em 2022 foram reservadas nos apps da OTA, um aumento de 13% em relação a 2019.

“O aplicativo móvel é uma plataforma importante, porque nos dá mais oportunidades de interagir diretamente com os viajantes e, em última análise, o vemos como o centro de nossa visão de viagem conectada”, comenta Fogel.

O aplicativo móvel da Booking.com avançou uma posição — para o quinto lugar — em uma lista dos apps de viagens mais baixados de 2022 nos EUA em comparação com sua posição em 2021, de acordo com dados recentes da Apptopia. Globalmente, a ferramenta da OTA foi a terceira mais baixada.

Fogel diz que espera que a IA generativa, como o ChatGPT, melhore a busca de viagens, porque já ajudou a empresa a aprimorar seus produtos e trabalhar de forma mais assertiva com parceiros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com