A Booking.com, que faturou US$ 4,7 bilhões no terceiro trimestre deste ano, anunciou o lançamento do selo “Viagem Sustentável”, com o objetivo de fornecer informações importantes para pessoas que pretendem viajar de forma mais responsável com o meio ambiente.

O selo é disponibilizado a propriedades que implementaram práticas em consonância com o meio ambiente e cumprem o requisito mínimo de impacto ambiental para o destino onde estão localizadas. Segundo levantamento da empresa, 81% dos viajantes desejam se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano e mais de dois terços (67%) esperam maior variedade de opções neste sentido. Esta é a primeira iniciativa no setor e busca auxiliar os turistas a identificar essas acomodações.

A primeira versão do selo, que contém o primeiro conjunto de atributos validados pelo Travalyst Independent Advisory Group, tem como foco identificar e destacar práticas importantes em diversos tipos de acomodação.

Booking.com: práticas sustentáveis

Durante a elaboração do selo, a Booking.com trabalhou em conjunto com especialistas do setor para identificar o conjunto de práticas impactantes a serem consideradas pelas propriedades. Esse conjunto foi dividido em cinco áreas principais: lixo, energia e gases do efeito estufa, água, apoio às comunidades locais e proteção à natureza.

Hoje, esta estrutura está distribuída em 32 medidas ou práticas de sustentabilidade que podem ser adotadas, entre elas a eliminação de produtos de higiene com embalagens descartáveis, mudança para lâmpadas LED, utilização de fontes renováveis de energia e investimento de parte dos lucros na comunidade local e projetos de conservação.

Para identificar parceiros que buscam adotar as práticas, a Booking.com atuou em parceria com a Sustainalize, empresa de consultoria de sustentabilidade. As propriedades que estão de acordo com o limite exigido de impacto já estão recebendo a primeira versão do selo, mesmo aquelas que já possuem certificações neste sentido.

“Construir um setor de viagens verdadeiramente sustentável vai exigir tempo, coordenação e esforço conjunto, mas é possível progredir por meio da inovação contínua, suporte ao parceiro e colaboração com o setor”, afirma Marianne Gybels, diretora de Sustentabilidade da Booking.com.

“Com nosso selo e programa ‘Viagens Sustentáveis’, estamos reconhecendo as iniciativas de sustentabilidade de uma gama maior de propriedades no mundo todo, de forma confiável e clara para os clientes. Além de incentivarmos as acomodações a conseguirem o selo, acreditamos que é importante demonstrar que há valor em exibir um número crescente de propriedades que estão em diferentes fases de sua jornada rumo à sustentabilidade. Ao exibir as práticas que elas adotam, fica mais fácil para todos tomarem uma decisão bem informada e mais sustentável para a próxima viagem, independente do destino”, ressalta.

À medida que as propriedades aderirem às práticas sustentáveis, o ícone irá aparecer nos resultados de pesquisa da plataforma nas próximas semanas.

(*) Crédito da foto: annacapictures/Pixabay