Três semanas após o Observer Cash revelar que o sistema de e-mails do Booking.com foi hackeado e que diversos clientes tiveram seus dados de cartão de crédito comprometidos, descobriu-se que o site tem enviado e-mails para alguns consumidores, alertando-os a cancelar seus cartões. Ao mesmo tempo, outras pessoas se manifestaram e estão passando pela mesma situação.

Os clientes que foram afetados fizeram, ou estavam prestes a fazer, check-in em um hotel reservado usando o site ou aplicativo da Booking.com. Eles receberam um e-mail, do endereço oficial [email protected], alertando que sua estada poderia ser cancelada, a menos que fornecessem os detalhes do cartão bancário por meio de um link incorporado.

No momento do relatório original, a Booking.com negou veementemente que seu sistema tinha sido hackeado e, em vez disso, culpou as mensagens por violações nos sistemas de e-mails dos hotéis parceiros. Esta semana, descobriu-se que a OTA tem enviado e-mails alertando seus clientes de que os detalhes de seus cartões podem ter sido comprometidos, embora afirme que isso aconteceu apenas pois descobriu “atividade potencialmente suspeita” na conta de um provedor de acomodações específico, informa o The Guardian.

O leitor do The Guardian, que o jornal identificou como IA, foi contatado esta semana pela empresa, apesar de não ter feito uma reserva desde junho.

“Recentemente, notamos alguma atividade suspeita de um dispositivo externo desconhecido tentando acessar certos sistemas da Booking.com, usando logins de propriedades que podem ter levado infelizmente a terceiros não autorizados a acessar os detalhes da sua reserva, incluindo dados do cartão de pagamento”, diz o email.

Medidas de segurança

A empresa disse ao Guardian Money que estava ciente de que “alguns de nossos provedores de acomodações foram alvo de táticas de phishing muito convincentes e sofisticadas” que “permitem que os fraudadores se passem pela acomodação e se comuniquem com os hóspedes por e-mail ou mensagens”.

“Também continuamos a atualizar e expandir a seção de cibersegurança do nosso hub de parceiros para incluir ainda mais informações sobre malware e phishing”, afirmou a OTA.

Enquanto isso, o conselho é um só: desconfie de qualquer e-mail ou contato que pareça vir da Booking.com ou de seus hotéis parceiros. Não siga nenhum link de verificação de conta enviado e ligue para o hotel se solicitado a fazer um pagamento adicional.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com