Com a retomada gradual do turismo em todo o Brasil e a aproximação das festas de fim de ano, diversas cidades estão organizando sua programação para o período. Em Blumenau (SC), a confirmação da volta das festividades, na última semana, gerou otimismo para a hotelaria, que espera ocupação máxima. As perspectivas positivas são reflexo das projeções para o estado, que estima 95% de ocupação para o verão, segundo a ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina).

De acordo com Manoel Duprat, gerente geral do Hotel Slaviero Blumenau, o empreendimento tem conseguido resultados cada vez mais positivos ao longo dos meses. O executivo destacou ainda que os números do hotel têm apontado retorno das atividades corporativas e de eventos, segmento mais atingido pelas restrições impostas pela pandemia.

“Nossa ocupação durante o mês de outubro, por exemplo, foi um mix das demandas de lazer e corporativa, ou seja, é um excelente sinal de recuperação. Durante o período, nós tivemos uma ocupação de 68%, que ainda é inferior aos 82% registrados em 2019, mas as perspectivas para os próximos meses são bastante positivas, principalmente para o Réveillon”, revela. “Ainda não temos como projetar um número exato, porque a decisão de compra tem acontecido muito em cima da hora por parte do cliente, que tem planejado viagens com menos antecedência nesta retomada”, completa.

Para Barbara Hasse, comercial do Villa do Vale Boutique Hotel, a retomada dos eventos, aliada às festas de fim de ano e diminuição dos casos de Covid-19 faz com que a propriedade, que tem investido em experiências personalizadas, comece a estimar ocupação de 100% para o período.

“Já registramos aumento significativo na demanda de eventos agora no segundo semestre, tanto corporativos, quanto sociais. Além disso, também já temos os primeiros sinais de recuperação da demanda estrangeira, com turistas vindos da América Latina, Estados Unidos e Europa”, comenta.

A executiva acredita também que o setor hoteleiro tem potencial para se recuperar ainda este ano, caso o ritmo da vacinação permaneça em crescimento.

Blumenau: diárias médias preocupam setor

Apesar das perspectivas positivas para as festas de fim de ano, o cenário não é totalmente animador, segundo Duprat. Ele afirmou que as diárias médias são um fator bastante preocupante neste período de retomada, visto que elas não têm acompanhado o movimento de crescimento da oferta hoteleira.

“Hoje, posso dizer que existe um movimento do setor no qual os hotéis baixam suas diárias médias por conta própria para garantir a ocupação, e isso é extremamente preocupante economicamente”, pontua, referindo-se aos prejuízos acumulados pela hotelaria durante o período de restrições.

A questão, inclusive, foi discutida em webinar recente promovido pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). De acordo com os participantes, não elevar o valor das diárias médias significa uma retomada ainda mais lenta do setor.

(*) Crédito da foto: fabiodanilonatel/Pixabay