O avanço do ritmo da vacinação contra a Covid-19 no Brasil tem proporcionado aumento das atividades turísticas em vários estados. Em Santa Catarina, por exemplo, a ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina) apontou que as expectativas para a temporada de verão são de que o setor hoteleiro passe a operar nos níveis do período pré-pandemia, com taxa de ocupação de 95%.

De acordo com Rui Schurmann, presidente da entidade, o estado tem registrado alta na procura para as festividades de final de ano, principalmente no litoral. “Para o Natal e Ano Novo, nós estamos vendendo muito bem e temos muitas reservas antecipadas”, disse.

Schurmann, que assumiu a presidência da ABIH-SC no início deste ano, associou o aumento da procura à sensação de segurança trazida pelo relaxamento das medidas restritivas, visto que os números da vacinação apontam cenário bem mais otimista.

“Além disso, existe uma demanda de turismo bastante reprimida, tanto em Florianópolis quanto nas demais cidades, o que também corrobora para o aumento dos indicadores. Diante deste cenário, a indústria hoteleira tem se preparado cada vez mais para atender a esta demanda, principalmente no que diz respeito à manutenção dos protocolos de segurança”, completou.

Ele pontou ainda que entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, o estado espera um aumento da demanda de lazer proveniente de países vizinhos, como a Argentina. “A expectativa é de que neste período a gente passe a receber uma maior demanda vinda deste país, o que é muito importante para o turismo de Santa Catarina, visto que o turista argentino é 95% de lazer. Além disso, como eles viajam muito, costumam ter estadias mais longas, variando de 26 dias a um mês”, ressaltou.

Schurmann declarou também que a exigência do chamado passaporte sanitário auxilia no retorno do turismo, visto que proporciona maior tranquilidade ao viajante. “No momento em que as pessoas frequentam um estabelecimento que exige o passaporte, já proporciona maior tranquilidade e confiança”, analisou.

ABIH-SC: corporativo foi o mais afetado

Apesar de o turismo de negócios e eventos ter dado os primeiros sinais de retomada nas últimas semanas, Schurmann afirma que a recuperação efetiva do setor vai acontecer de forma mais gradual e lenta.

“Surgiram muitas teorias acerca do novo normal e dos eventos híbridos, mas a grande verdade é que as empresas estão ávidas por eventos e viagens de negócios. Pensando nisso, nossa perspectiva é de que o corporativo comece a se recuperar e aquecer, de fato, no final do primeiro trimestre do ano que vem”, pontuou.

“Já está acontecendo uma movimentação, o que nos traz esperança, mas é necessário analisar a situação como um todo, visto que em algumas cidades de Santa Catarina, os hotéis com perfil corporativo ainda permanecem fechados”, complementou.

(*) Crédito da foto: CamboriuVisual/Pixabay