Folhear as páginas do Tons do Brasil é fazer uma verdadeira viagem pelo Brasil e pela história da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association). Lançado hoje (29), em um coquetel no Fasano São Paulo, o livro celebra os 15 anos da entidade, ao mesmo tempo em que funciona como um material promocional do turismo de luxo brasileiro.

Com 260 páginas, a publicação bilíngue (português e inglês) é muito mais do que uma edição comemorativa — mas uma vitrine do turismo e da hotelaria brasileira para o mundo. Com tiragem de 3 mil exemplares, o Tons do Brasil terá uma primeira distribuição gratuita a gestores, entidades do setor, jornalistas, companhias aéreas e profissionais do trade.

Em 2024, o livro será comercializado online e parte de sua renda será destinada a uma instituição idônea do terceiro setor. Nas páginas, os hotéis associados são apresentados por seus destinos e diferenciais, seguindo uma classificação cromática de acordo com as cores da bandeira do nosso país.

Além dos empreendimentos hoteleiros, as cinco operadoras de viagem (as DMCs) que integram o portfólio da BLTA propõem ao leitor as chamadas Rotas da Brasilidade, divididas em 10 temas diversos, que apresentam variadas opções de turismo pelo país, desde roteiros de bem-estar, mergulho, lua de mel e tours culturais e gastronômicos.

“Este é um trabalho minucioso que comemora não apenas a nossa jornada como entidade, mas também nossos encontros, parcerias e união de associados para construir essa história. Agradeço o apoio e a credibilidade que nos dão enquanto associação”, comentou Simone Scorsato, CEO da BLTA.

O Tons do Brasil é um projeto antigo da entidade, gestado por diferentes lideranças, mas concretizado no comando de Simone. “Este é um projeto que vem de antes da pandemia, mas foi concretizado na retomada. Retrata um Brasil cênico, com seus atributos naturais, de design e arquitetônicos”, pontuou a executiva.

Com a palavra, Roberto Klabin, presidente do Conselho da associação, destacou a missão da BLTA como vetor de sustentabilidade no turismo brasileiro. “Nosso papel transcende o luxo, que para nós é muito mais experiência. Nosso diferencial são os serviços, a beleza e a diversidade de cada destino. Queremos desmistificar o luxo como conhecemos. As mudanças climáticas afetam o nosso negócio e pouco se faz a respeito. Nossos hotéis podem dar o exemplo”.

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Livro destaca os associados da entidade

Mercado nacional

Para estreitar laços com o mercado nacional, a BLTA ainda deu alguns spoilers sobre a criação do Xodó — marca que visa aproximar a entidade tanto do consumidor final quanto da promoção do luxo em território brasileiro.

“A BLTA é uma sigla conhecida no mercado nacional e internacional. Mas, por se tratar de uma sigla em inglês, ela não remete a alma brasileira que queremos transparecer. O Xodó é um guarda-chuva com a chancela by BLTA para nossos associados que tem como objetivo promover o luxo dentro do Brasil e, em um segundo momento, no exterior”, disse Simone.

Após movimentar cerca de R$ 2 bilhões em 2022, a CEO da entidade afirma que a previsão é de ultrapassar a marca em 2023. “Mas esta é uma projeção incerta. Só teremos certeza quando os números chegarem”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News