Hotelaria de luxo faturou mais de R$ 2,2 bi em 2022, aponta BLTA
30 de agosto de 2023Quando a hotelaria de luxo é pauta no Hotelier News, números robustos costumam acompanhar as manchetes. Ao longo do ano passado, empreendimentos consolidados no mercado apontaram recordes de receita, deixando um gostinho do que poderíamos esperar no balanço anual da categoria. Dados do Anuário da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) reforçaram o aquecimento das hospedagens de alto padrão com saldo bilionário.
O relatório confirma a percepção de mais de 80% de seus 60 associados: 2022 foi um ano de grandes movimentações para a hotelaria de luxo. O levantamento, realizado em parceria com o Senac São Paulo, revela que o faturamento conjunto dos 55 hotéis e cinco operadoras de hospedagens que compõem a BLTA ultrapassou os R$ 2,2 bilhões — o que representa um crescimento de 11,96% frente a 2021.
Ainda que o RevPar tenha ficado 12% abaixo do ano anterior, a percepção de redução da taxa de ocupação geral deve ser ponderada, levando em consideração a expansão da oferta de luxo no país, que cresceu 15,3% em relação a 2021.
“O resultado positivo reflete a expansão da oferta de unidades habitacionais para o mercado de luxo, com a ampliação de equipamentos e novos associados, além de um aumento da entrada de estrangeiros no Brasil em relação ao ano anterior”, analisa Simone Scorsato, CEO da BLTA.
Outro destaque positivo acentuado no levantamento da BLTA diz respeito ao total de unidades habitacionais disponíveis no mercado de hotelaria, saltando de 824.900, em 2021, para 1.089.890, em 2022, uma evolução de 32,1%. Já o total de hóspedes por dia subiu de 2.401, em 2021, para 2664, em 2022, um crescimento de 11%.
Litoral x campo x centros urbanos
O levantamento também aponta que hotéis, pousadas e resorts sediados em destinos naturais e no campo tiveram maior taxa de ocupação no quadrimestre compreendido entre junho e setembro, na temporada de inverno.
Já a rede hoteleira de luxo de destinos litorâneos registrou maior ocupação no período entre outubro e abril, ou seja, nos meses mais quentes do ano.
Por fim, empreendimentos situados em grandes centros urbanos apresentaram incremento de 50% de ocupação ao longo do segundo semestre do ano passado.
ESG em foco
Ações ESG ganharam destaque no Anuário da BLTA. As informações do estudo mostram que a hotelaria de luxo reforçou seu compromisso socioambiental com boas práticas de sustentabilidade.
No quesito economia de energia, 97,8% dos respondentes informaram utilizar lâmpadas econômicas, 93,5% adotam políticas de consumo consciente de energia e também sensibilizam colaboradores para o uso responsável destes recursos.
Do total de associados, 95,7% aproveitam a iluminação natural, e metade dos respondentes utiliza economizadores de energia acionados por cartão-chave nas unidades habitacionais. Outro salto exponencial em relação aos números de 2022 diz respeito a adoção de sistemas de desligamento automático: hoje, 80% dos empreendimentos dispõem do recurso, contra 55% em 2021.
Na conservação e gestão do uso da água e efluentes líquidos, 87% dos hotéis desenvolvem políticas de controle de consumo de água e atuam na conscientização de seus colaboradores para a otimização do uso responsável dos recursos hídricos. A efetiva aplicação de tais políticas pode ser percebida pelos hóspedes quando observamos que 91%3 dos associados da BLTA mantém instalados dispositivos para controle de água águas nas descargas, e 95,7% utilizam torneiras com temporizador.
Iniciativas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos também foram impulsionadas pelos hotéis associados em relação ao ano anterior. Resíduos orgânicos, por exemplo, foram reutilizados por 82,6% dos empreendimentos, índice quase idêntico aos 83,3% de hotéis que contam com hortas orgânicas. Na seleção de insumos gastronômicos, 97,8% realizam compras de fornecedores locais, assegurando maior qualidade e frescor dos produtos que compõem os cardápios oferecidos aos hóspedes.
Em 2021, a maioria dos hotéis associados, 93%, já adotava medidas para redução do uso de plástico, sobretudo nos setores de alimentos e bebidas ofertados nos bares e restaurantes da rede hoteleira. Esse percentual teve um aumento mínimo em 2022, de 0,3%, mas, em números absolutos, houve um incremento significativo de empreendimentos adotando tais medidas – 10% a mais em relação a 2021.
Outra importante frente de responsabilidade socioambiental é o apoio e promoção de projetos socioambientais identificados nas comunidades onde atuam 58,7% dos hotéis e 60% das operadoras associadas à BLTA, que desenvolvem ações com foco na conservação do meio ambiente, na proteção de espécies da fauna ameaçadas de extinção e no suporte para a ascensão socioeconômica das comunidades, por meio da priorização de postos de trabalho e geração de renda para moradores locais, prática conferida em 89% dos respondentes, sendo que 100% dos associados mantém investimentos regulares de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais.
(*) Crédito da capa: Divulgação/Rosewood São Paulo
(**) Crédito da foto: Ana Laura Ravagnani/BLTA