Com decreto assinado pelo governo de Alagoas, o município de Barra de São Miguel parte para uma nova fase de seu plano de flexibilização. Desde o dia 25 de junho, as praias foram liberadas para funcionar aos finais de semana e feriados, sinalizando uma retomada mais concreta do turismo no destino.

A ação também prevê a abertura de bares e restaurantes até às 22h de segunda a sexta, e até às 20h aos finais de semana, com capacidade máxima de 50%. As novas medidas refletiram um impacto direto na malha aérea, fortemente prejudicada pela pandemia. Agora, a cidade contará com 25 voos semanais, cerca de 765 operações mensais com disponibilidade de 125 mil assentos comercializados.

“Havia o receio que perdêssemos as demandas de julho. Com o anúncio das flexibilizações, com a economia abrindo, o retorno foi imediato. Acreditamos em vendas last minute para o mês de férias, pois nosso estado faz sol o ano inteiro e chove pouco. A retomada não será imediata, mas as expectativas tanto para a hotelaria quanto para bares e restaurantes são as melhores possíveis”, comenta Irenio Rocha, secretário de Turismo do município.

Para impulsionar a retomada, Rocha vem incentivando empresários do setor a divulgarem as novas medidas em suas redes sociais e reforça que a flexibilização não significa relaxamento nos protocolos. “O poder de reação precisa ser imediato. Entrei em contato com hoteleiros e restaurantes para ajudarem na propagação da informação. É importante ressaltar que a abertura do mercado não sinaliza a redução dos cuidados”.

A prefeitura da Barra de São Miguel manterá as fiscalizações em todos os estabelecimentos. O secretário também ratifica que a demanda reprimida deve chegar com mais força no segundo semestre, conforme a vacinação ganha maior tração no país. “O boom desejado deve acontecer em setembro, mas julho será um bom termômetro. A abertura das praias era uma iniciativa que estava faltando e direcionamos os hotéis para que entrem em contato com agências de publicidade para informar as mudanças”.

Barra de São Miguel - irenio rocha

Rocha: retomada deve ganhar corpo em setembro

Barra de São Miguel: rotas e ações

A Secretaria de Turismo do destino vem fazendo a sua parte promovendo visitas técnicas com agências. O foco foi a busca por mais leitos e expandir parcerias entre operadoras e empreendimentos hoteleiros. “Algumas agências ainda não vendiam determinados hotéis. Visitamos diversas hospedagens e também marinas”, pontua Rocha.

A Barra de São Miguel durante os últimos meses fez diversas ações voltadas para a comunidade, como a entrega de mais de 600 cestas básicas para famílias em vulnerabilidade. Empresários locais atenderam o apelo da Secretaria de Turismo e entregaram mais de 120 kits de alimentos aos ambulantes da orla.

“O decreto também reacende projetos como a valorização com o trade local com foco no agente de viagem. Vários PROCAPS e Famtours estão surgindo para que esses parceiros possam conhecer o paraíso como é chamado carinhosamente pelos visitantes”, acrescenta o secretário.

Novas rotas surgiram, como a Rota da Lagoa do Niquim, Rota Experiência Massuinim, Rota Mel & Própolis, Falésia da Barra e Encontro das Três Águas na Foz do Rio Niquim.

“Vamos destacar o turismo de experiência com as comunidades locais. Temos um roteiro com apicultores em que o turista pode participar de palestras, conhecer a colméia, as abelhas e acompanhar a extração de própolis”, finaliza Rocha.

(*) Crédito da capa: Divulgação

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News