O fim das atividades do Iloa Resort devido à pandemia e uma dedicação de sete anos ao destino foram dois fatores de peso para a nomeação de Irenio Rocha como novo secretário de Turismo de Barra de São Miguel. O ex-gerente geral do empreendimento alagoano foi indicado pelo prefeito eleito, Benedito Lira (PP) e assume seu primeiro desafio como gestor público.

Em entrevista ao Hotelier News, o secretário explica que sua nomeação é fruto de um intenso envolvimento com o destino e o empresariado local. “Perceberam que durante esses sete anos que estou em Barra de São Miguel sempre procurei divulgar o destino, mesmo sem ter essa responsabilidade. Procuro fomentar a cidade nas mídias e redes sociais, o que encabeçou o desejo de que eu assumisse esse trabalho. Estou vindo do setor privado para o público e acredito que esse será meu maior desafio”, conta.

Sobre seu plano de ação, Rocha destaca que pretende dar visibilidade ao trade como um todo, desde a hotelaria, gastronomia, atrativos naturais, culturais e potencial para esportes náuticos. “Muitos enxergam Barra de São Miguel apenas como praia, mas é uma cidade com muito mais a oferecer. Por exemplo, aqui temos uma produção interessante de ostras, cerca de 80% do consumo no estado de Alagoas é proveniente do município”, salienta.

Irenio Rocha: hotelaria

Como um profissional que vem do segmento hoteleiro, ele afirma que sua gestão será marcada pela cooperação, unindo a gestão pública e o empresariado. “Pretendo dividir meu plano de ação em duas etapas: o que precisa ser feito da porta para dentro e o que precisa ser feito da porta para fora. Quero ouvir as reivindicações do trade, saber o que é prioridade. Estamos em um momento crítico ainda e 2021 não será um ano fácil, mesmo com a chegada da vacina”.

O secretário ainda reforça que pretende atuar em parceria com outras pastas como Meio Ambiente e Infraestrutura. “Meu foco é fazer as devidas parcerias para que juntos façamos um trabalho responsável, com foco na preservação ambiental e dos nossos futuros turistas. Outro ponto importante são as reformas e obras, como o centro de convenções, que está paralisado”, complementa.

Rocha também promete colocar Barra de São Miguel em destaque no turismo local, regional e nacional, destino ainda ofuscado por outras cidades como Maceió e Maragogi, sucesso entre turistas.

“O trade local aposta muito no modus operandi que tenho em trabalhar com planejamento. O relacionamento que adquiri com eles, assim como os demais segmentos turísticos, contribui com a visibilidade, disponibilidade e posicionamento do nosso município. Para isso, vamos focar em mídias e tendências de marketing digital”, acrescenta.

Carreira

Natural de Salvador, Rocha possui 30 anos de experiência no turismo. Em sua carreira, tem passagens pelo Bahia Othon Palace, Hotel Porto Belo Salvador, Accor, Mabu Hotéis & Resorts, GJP Hotels & Resorts e Iloa Resort. Além da trajetória na hotelaria, é formado em Gestão de Planejamento e Organização de Eventos e possui MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Corporativa.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News