Com 40 anos de atuação no mercado, a Bancorbrás elevará sua presença no mercado paulista. A empresa, com sede em Brasília, anuncia a aquisição do Zarpo com o objetivo de expandir seus negócios no Sudeste, com foco no estado de São Paulo. O contrato já foi assinado, mas os valores da transação foram mantidos em sigilo.

“A Bancorbrás tem 40 anos de história e, apesar de nossa relevante capilaridade nacional, com mais de 3 mil municípios na base, com forte atuação no Centro-Oeste e Nordeste, ainda carecia de uma parceria estratégica com uma marca consolidada no Sudeste”, revela Cláudio Roberto Nogueira de Souza Filho, diretor-geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás em entrevista ao Hotelier News.

Segundo o executivo, o Zarpo foi escolhido por seu perfil de atuação e alinhamento de valores entre as empresas. A agência de viagens online atua há 12 anos no mercado e transaciona cerca de R$ 150 milhões por ano.

Ao passar a controlar o Zarpo, a Bancorbrás vislumbra multiplicar sua presença no mercado turístico do estado de São Paulo e nas vendas online. O Zarpo atua em B2C e B2B2C, com vendas exclusivamente online, emprega 80 profissionais e conta com 7 milhões de clientes cadastrados, sendo 60% deles do estado paulista e 90% viajando com filhos. Ao mesmo tempo, outro ponto importante desse investimento é qualificar ainda mais as experiências de viagem dos clientes de ambas as companhias e praticar valores mais competitivos.

A aquisição é uma das estratégias de expansão de negócios da Bancorbrás. A companhia está avaliando outras iniciativas para expandir sua oferta de produtos e serviços em turismo. Filho salienta que o conglomerado elaborou uma Tese de Investimento para orientar a expansão. Com base nela, o grupo está monitorando os ecossistemas de inovação para agregar ou desenvolver as soluções adequadas para o atendimento às expectativas de seu perfil de clientes.

Vale lembrar que o Zarpo fez uma tentativa de fusão com a Westwing em 2021, mas a transação acabou não acontecendo.

Atuação na prática

De acordo com o diretor, Zarpo e Bancorbrás manterão suas marcas, coexistindo para a troca de sinergias entre as empresas. “Vamos juntar forças para processos operacionais mais eficientes, com tecnologias, expertises e negociações para gerar ganhos mútuos”, explica Filho.

Com a fusão, o time do Zarpo será absorvido pela Bancorbrás. “Um dos principais ativos que nos interessa é a equipe do Zarpo. Daniel Topper, que seguirá como CEO, é um profissional exemplar, que entende muito bem a lógica estratégica do negócio e possui muita experiência de mercado para agregar”, acrescenta o diretor.

Filho afirma que a união das expertises elevará a oferta turística, além de promover maior facilidade para os clientes planejarem suas viagens.

“A Bancorbrás sempre foi movida pela inovação e empreendedorismo, mas, principalmente, pelo respeito e cuidado com os clientes. E para podermos construir um futuro sustentável para os negócios, estamos avaliando estratégias com foco na melhoria dos serviços e na ampliação dos negócios, priorizando a jornada do cliente para sua inteira satisfação”, pontua o diretor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Bancorbrás