De olho na saúde física e mental de seus colaboradores, a Atrio Hotel Management desenvolveu um programa focado no bem-estar de seus líderes. Batizada de BE Atrio, a iniciativa veio da observação de mudanças na sociedade, seus impactos no mercado de trabalho e desafios na contratação de mão de obra no setor hoteleiro.

“Nos últimos anos, convivemos com muitas transformações na sociedade, algumas delas, inclusive, impactando significativamente o mercado de trabalho e acarretando em dificuldades de contratação de mão de obra. O fato é que esse tem sido um período em que se exige muito das equipes e de líderes”, afirma Paulo Mélega, vice-presidente de Operações da Atrio.

Estruturado para atender cerca de 300 líderes da operadora, o BE Atrio foi pautado em três eixos principais: educação financeira pessoal; saúde física e saúde mental. O programa foi idealizado sob o comando da área de RH (Recursos Humanos) com o objetivo de promover equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

O programa

Lançado oficialmente no dia 27 de janeiro, o BE Atrio faz parte de uma série de iniciativas da operadora hoteleira com foco em bem-estar. A empresa também vem realizando workshops com temas relacionados à comunicação, feedback, descompressão e desafios da liderança, além do trabalho em learning groups para compartilhar boas práticas.

“A empresa também reforçou a prática ouvir mais as equipes e fazer pequenas pesquisas, entre as quais está a de mobilidade geográfica, permitindo que sejamos mais assertivos nas nossas decisões de reposicionamento de pessoal, respeitando e convergindo motivações pessoais e de carreira”, diz Maira Uez, coordenadora de Recursos Humanos.

No eixo Educação Financeira Pessoal, o BE Atrio vai apoiar as lideranças oferecendo os serviços de uma consultoria financeira digital, com trilhas de aprendizagem, workshops e outras ações que visam cultivar boas práticas no que diz respeito à gestão dos recursos e equilíbrio das contas pessoas.

Já o eixo Saúde Física vai garantir, por meio de um aplicativo, acesso a um portfólio de mais de 200 academias em todo o Brasil. Enquanto o eixo Saúde Mental, por sua vez, garante, também por meio de uma solução digital, sessões de terapia individual com especialistas.

Maira também destaca a power hour como uma nova prática adotada na operadora. A metodologia consiste em bloquear algumas horas na agenda em dias específicos na semana e buscar refletir sobre a empresa de uma maneira disruptiva/estratégica.

“Cuidar das pessoas é uma das prioridades da Atrio. Neste sentido, ações como a Be Atrio representam a continuidade de esforços para melhorar o ambiente de trabalho e o desenvolvimento das pessoas”, finaliza a coordenadora.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Atrio Hotel Management