Em coletiva de imprensa realizada hoje (1º) em São Paulo, a Atrio Hotel Management divulgou os resultados do primeiro semestre. O encontro contou com a participação de Beto Caputo, CEO da empresa; Paulo Mélega, vice-presidente de Operações; e César Nunes, vice-presidente de Marketing. No período, a companhia teve incremento de 42% em receita frente a 2022, totalizando R$ 354 milhões.

O resultado bruto operacional da Atrio cresceu 62% na mesma base comparativa. Para este ano, a meta da operadora é atingir R$ 830 milhões em receita, alta de 39% frente ao ano passado. “É um orçamento ousado, desafiador, mas estamos no caminho certo”, destacou Nunes.

Mélega, por sua vez, ressaltou a importância da capacitação das equipes para garantir bons resultados. Hoje, a empresa possui 2,7 mil funcionários. O número representa incremento de 17% no quadro de colaboradores. “O turnover também diminuiu 9% e, além disso, estamos recompondo diversos benefícios para garantir a retenção dos colaboradores nos nossos empreendimentos”, disse o executivo.

Segundo Mélega, a Atrio tem desenvolvido iniciativas de capacitação, treinamento e aprimoramento de funcionários. “Temos o programa Be Atrio, com foco em bem-estar. Acreditamos que o bem-estar do indivíduo reflete no lado profissional e foi justamente a partir dessa linha de pensamento que desenvolvemos o programa”, completou.

atrio - interna

Executivos compartilharam planos futuros da operadora

Outras iniciativas

Nos últimos anos, a Atrio vem fazendo investimentos robustos em tecnologia e inovação. Só em 2023, o aporte previsto é de R$ 6,7 milhões, contemplando a implementação do Opera Cloud, infraestrutura de Wi-Fi, equipe própria de T.I e business intelligence.

“Contamos com um gerente de Inovação, encarregado de pesquisar tendências e identificar oportunidades para nos tornarmos a companhia com maior presença digital do mercado. Para isso, cada um dos nossos hotéis tem um planejamento específico”, salientou Caputo.

Neste ano, o investimento em melhorias nas unidades foi de R$ 12,4 milhões, 113% a mais em relação a 2022. Para novos negócios e reformas, está previsto o aporte de R$ 70,9 milhões. “Pessoas, processos, tecnologia e investimento. Esses são os pilares da Atrio, que tem como lema principal oferecer as melhores experiências”, enfatizou o CEO, ressaltando que a empresa deve fechar 2023 com seis novas aberturas, totalizando 81 empreendimentos no portfólio.

Retomando sua fala, Mélega falou sobre os investimentos da Atrio em experiências gastronômicas. “O A&B, hoje, representa 25% do nosso negócio e agrega muito valor à experiência do cliente. Por conta desse cenário, temos dado cada vez mais atenção a isso, com operações próprias, em maioria”, conclui.

Planos futuros

Questionados pelo Hotelier News sobre as expectativas de crescimento via M&As (fusões e aquisições), Caputo destacou que existem planos e conversas em andamento.

“Obviamente, para o crescimento que queremos atingir, o M&A é uma excelente alternativa. Por isso, já estamos dando passos importantes neste sentido e esperamos poder compartilhar com o mercado em breve”, afirmou.

Apesar disso, também estamos investindo em construções próprias, em paralelo com o negócio de administração, que é nosso principal carro forte”, finalizou o CEO.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News