Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em agosto, o índice de atividades turísticas superou fevereiro de 2020, período imediatamente anterior à pandemia, em 4,3%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 4,9%. Essa é a 29ª taxa positiva seguida.

Os dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) mostram que oito dos 12 locais pesquisados acompanharam o crescimento em relação a agosto de 2022, com destaque para Rio de Janeiro (11,8%), São Paulo (2,2%) e Bahia (13%).

No acumulado do ano, o setor de atividades turísticas registrou incremento de 8,0% em comparação com igual período de 2022. O desempenho positivo é creditado, principalmente, ao aumento nas áreas de locação de automóveis, restaurantes, hotéis, transporte aéreo, agências de viagens, serviços de bufê e transporte rodoviário coletivo de passageiros.

Outros dados

Entre janeiro e agosto deste ano, houve alta em 11 dos 12 locais investigados. Entre os destaques, estão São Paulo (7,0%), Minas Gerais (17,6%), Rio de Janeiro (10,1%), Bahia (13,6%) e Paraná (11,0%).

Somente em julho, as atividades turísticas geraram quase 13 mil empregos, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Já no acumulado do ano, foram abertos 83,4 mil postos de trabalho e mais de 165 mil vagas.

Os segmentos que mais geraram oportunidades profissionais foram, respectivamente, Bares e Restaurantes (mais de 7 mil), Transporte Rodoviário (1,6 mil), Aluguel de Veículos (1,1 mil) e Hospedagem (pouco mais de 1 mil).

(*) Crédito da foto: Heibe/Pixabay