Exposições, vernissages, mostras e eventos artísticos permeiam as programações anuais de diversos hotéis. As propostas, apesar de variadas, indo da descentralização do acesso à cultura até o fomento à cena artística local, costumam gerar impactos similares: enriquecimento na experiência do hóspede, publicidade espontânea e atração ativa de viajantes.

Para se destacar nos grandes centros urbanos, investir em diferenciais é essencial. No Tivoli Mofarrej São Paulo, mostras temporárias são comuns e motivo de orgulho. “A arte marca presença constante na história do Tivoli Mofarrej São Paulo e também do Tivoli Ecoresort Praia do Forte. E o fato de abraçarmos movimentos artísticos refina a experiência do hóspede”, conta Marco Amaral, em entrevista à reportagem do Hotelier News.

O vice-presidente de Operações e Desenvolvimento para a Europa e América do Sul da Minor Hotels afirma que a essência artística se evidencia ainda mais em períodos tradicionalmente festivos. “Com curadoria de Waldick Jatobá, as árvores de Natal, por exemplo, são inusitadas e surpreendentes. Muitas pessoas que estão passando na rua entram no lobby do hotel para bater fotos, assim como nossos hóspedes, que sempre trazem grandes elogios às exposições”.

Experiência do hóspede - corpo do texto 1

Artistas promovem almoços no hotel, conta Sophie

É importante ressaltar que, além de enriquecer a experiência do hóspede e o roteiro cultural da cidade, obras de arte costumam gerar uma quantidade relevante de publicidade orgânica e espontânea. Em 2022, a árvore de Natal do Tivoli Mofarrej foi indicada como uma das seis mais lindas do mundo pela revista GQ.

Em terras cariocas, um bom exemplo de estabelecimento que investe em arte é o Santa Teresa MGallery. O empreendimento realiza exposições que duram, no mínimo, um mês. O hotel conta com somente 43 quartos e, assim, oferece uma experiência personalizada no check-in, que inclui um tour pela propriedade e uma apresentação imersiva das obras.

“O ‘M’ é sobre momentos memoráveis, e o ‘Gallery’ vem da proposta que o hotel assumiu de ser, de fato, uma espécie de galeria artística”, conta Sophie Bárbara, gerente geral do estabelecimento, em entrevista ao Hotelier News

Além de melhorar a experiência de quem se hospeda em suas dependências, as exposições do Santa Teresa atraem clientes ativamente. “Os artistas convidam seus apreciadores para se hospedar no hotel e conhecer suas obras pessoalmente”, afirma Sophie.

O impacto em regiões secundárias

Em entrevista para a reportagem do Hotelier News, o gerente geral do Hotel Villa Rossa, Rafael Alegre,explica sobre o impacto gerado pelas obras na propriedade. “As exposições melhoram a experiência e, com certeza, a tornam única. Vemos muitas famílias admirando e conversando com as crianças sobre as obras”. 

O Villa Rossa foi contemplado com o selo Art Friendly, cedido pelo Coletivo Movimento Teia, e ambos estão alinhados no objetivo de expandir o acesso à exposições culturais. “Ter o reconhecimento do Coletivo Movimento Teia foi importante, pois as obras de arte fazem parte do DNA do nosso hotel. Esculturas, quadros e intervenções estão por todo o nosso espaço”, comenta Alegre. “Desta forma, com o selo Art Friendly, reforçamos nosso compromisso com a disseminação cultural e fortalecemos a chance de termos obras de diversos artistas brasileiros contemporâneos de forma perene”, complementa.

O gerente geral comentou, também, sobre as exposições atuais nas dependências do hotel. “Neste momento, estamos com obras da artista Rosi Baetas, no Jardim de Inverno, e Cibele Pilla e Miro PS no Centro de Convenções. Além disso, há duas obras do artista Sanagê Cardoso, esculturas de metal expostas na área externa”. 

(*) Crédito das fotos: Fábio Cordeiro/Santa Teresa MGallery