O embate entre hotelaria e as plataformas de aluguel por temporada é antigo. Passam os anos e todas as atenções da indústria hoteleira recaem sobre o Airbnb, muito embora OTAs como Booking.com e Expedia, que dominam o mercado de distribuição online, também ofertem esse meio de hospedagem. Recentemente, uma decisão judicial trouxe regozijos à hotelaria, mas será realmente uma vitória? Não é melhor ver a empresa norte-americana de outra forma? Para saber se o Airbnb é mesmo rival ou mais um canal de venda do inventário hoteleiro, a sessão Opinião de hoje (10) tem a participação de Paulo Roberto Caputo, CEO da Atrio Hotel Management, maior franqueada da Accor na América do Sul. Leia seu artigo abaixo!


A pergunta é excelente e extremamente oportuna para o momento que vivemos. Os hoteleiros sempre viram o Airbnb como rival e usaram a velha tática: “para os amigos tudo, para os inimigos a lei”. Brincadeiras à parte, fato é que o Airbnb e portais similares são uma boa ideia e vieram para ficar dentro da nossa indústria. Nós hoteleiros, na verdade, temos que nos acostumar e descobrir oportunidades.

A pandemia trouxe uma nova realidade para esta disputa. Em um primeiro momento, Airbnb e hotéis foram igualmente impactados, mas, em uma segunda etapa, houve uma recuperação mais rápida do chamado short-term rental, com a busca das pessoas por locais para se isolar, aproveitando-se do trabalho remoto, aulas online e etc.

Enfim, tudo o que já sabemos e vimos nos últimos meses. O segmento corporativo, extremamente relevante para os hotéis, também está tendo uma recuperação mais lenta. Com o retorno a normalidade este cenário deve mudar, mas ninguém sabe exatamente como.

Todo dia nos perguntamos internamente: qual a diferença entre distribuir pelo Airbnb ou por outra OTA (Online Travel Agency)? Ambas tem custo equivalente, bem como concorrem pelos clientes dos hotéis. A verdade é que os hoteleiros já perderam a primeira “guerra” da distribuição para as OTAs e, agora, temem também ficar para trás nessa outra disputa. Neste ambiente, não me parece uma boa ideia repetir as mesmas estratégias do passado.

Paulo Roberto Caputo - Opinião_Airbnb canal ou rival

 

“Já nós hoteleiros, temos paixão em servir nossos clientes, mas precisamos entender que, se não investirmos em tecnologia e inovação, passaremos cada vez mais a ser apenas prestadores de serviços.”

Paulo Roberto Caputo, CEO da Atrio Hotel Management

 

Desta forma, defendo uma postura muito pragmática e dinâmica. Hoje, na minha visão, o Airbnb pode ser um importante canal de distribuição para determinados hotéis, principalmente em alguns mercados. Nessa história toda, o importante é que a tecnologia seja usada para reduzir custos e beneficiar consumidores.

Todos estes novos players querem virar unicórnios de tecnologia, demandando crescentes comissões sem precisar se “aborrecer” com prestação de serviços aos clientes. Já nós hoteleiros, temos paixão em servir nossos clientes, mas precisamos entender que, se não investirmos em tecnologia e inovação, passaremos cada vez mais a ser apenas prestadores de serviços.

(*) Crédito da capa: Mediamodifier/Pixabay

(**) Crédito da foto: Arquivo HN