O Nordeste brasileiro celebra um marco na aviação com a conclusão do primeiro ciclo de investimentos da Aena, que resultou em melhorias do Aeroporto Internacional de Aracaju, agora completamente renovado e modernizado. Na última sexta-feira (7), a operadora do terminal realizou a entrega das obras, que devem impulsionar a demanda no destino e, consequentemente, da hotelaria sergipana.

Autoridades de destaque, incluindo a diretoria da Aena, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), da Secretaria de Aviação Civil e líderes locais, se reuniram em uma cerimônia solene para comemorar a entrega do terminal.

O evento, também prestigiado pelo trade turístico local, destaca o compromisso da Aena com o desenvolvimento econômico e turístico da região. A empresa possui um vasto histórico na gestão de aeroportos, sendo responsável também pelas operações de Congonhas.

Melhorias e investimentos

O terminal de passageiros recebeu uma transformação completa, oferecendo um ambiente totalmente climatizado, isolamento acústico e uma área internacional ampliada. Com a adição de dois fingers, juntamente com melhorias na acessibilidade, como escadas rolantes e elevadores, os passageiros terão uma melhor experiência.

Aena - inovação em aeroporto nordestino

Tecnologia é incrementada para agilizar processos 

Equipamentos e sistemas são implementados para agilizar os processos de viagem, reduzindo filas e tempos de espera. A Aena investe em leitores eletrônicos de cartões de embarque, sistemas automatizados de bagagem e monitoramento por meio de câmeras de segurança.

Além do foco na eficiência operacional, a Aena prioriza a sustentabilidade ambiental. O Aeroporto de Aracaju opera com energia 100% renovável e adota práticas de conservação de água, alinhadas aos padrões internacionais de preservação ambiental.

O novo conceito comercial do terminal oferece aos viajantes uma variedade de opções de compras, serviços e gastronomia. Com um mix de lojas diversificado, o aeroporto atende às necessidades e preferências de diferentes perfis de passageiros. A construção de uma sala VIP também faz parte das mudanças do aeroporto.

A Aena ainda realizou investimentos significativos no “lado ar” do Aeroporto de Aracaju. A pista e o pátio receberam melhorias estruturais e tecnológicas, aumentando a segurança operacional.

(*) Créditos da capa e das fotos: divulgação/Aena