*O jornalista viaja a convite da organização da Adit Share

O mercado de multipropriedade tem novos entrantes, desenvolvedores interessados e dispostos a apostar forte no setor. Um caminho interessante, neste sentido, é usar o entretenimento para para atrair mais público e pensar em novos produtos dentro do segmento. Os painéis que abriram a tarde do segundo dia da Adit Share 2024 trouxeram pontos importantes sobre esses assuntos.

O primeiro, intitulado Entretenimento como âncoras de projetos de hospitalidade, contou com as participações de Raimundo Pimenta, CEO do My Mabu; Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas); Felipe Castro, diretor corporativo de Operações e Fidelidade do Grupo Tauá de Hotéis; e Frederico Costa, sócio do Bali Park Resort.

Começando a conversa, Carolina disse que, em 2023, o segmento de parques movimentou 128 milhões de pessoas e gerou R$ 8,2 bilhões em faturamento. “Quando falamos em investimento, são empreendimentos que precisam estar sempre se renovando, seja para conquistar novo público ou para manter os clientes já fiéis”, apontou, reforçando que há 100 novos empreendimentos desse modelo em desenvolvimento no Brasil.

“A hospedagem tem como principais chamarizes o entretenimento e a hospitalidade, e é justamente essa a relação do segmento de parques com a hotelaria, timeshare e multipropriedade”, ressaltou a executiva.

Entretenimento no centro da estratégia

Adit Share - Felipe_Castro

Castro detalhou investimentos do Grupo Tauá

Durante o painel na Adit Share, Castro ressaltou que o entretenimento está no foco central da estratégia do Grupo Tauá, que comercializa timeshare e, nos próximos dois anos, deve chegar a 3 mil UHs e recebe aproximadamente 1 milhão de hóspedes por ano.

“Estamos com muitas novidades voltadas para o entretenimento, inclusive aqui no Tauá Atibaia, com nosso novo parque aquático, o Ilha Tauá. Além disso, estamos desenvolvendo o Acquapark no Tauá Alexânia”, reforçou.

Na explanação, todos os players fizeram questão de evidenciar a importância da estrutura de lazer para atrair demanda, tanto para a hotelaria tradicional, quanto para o timeshare e multipropriedade. “Um parque de médio ou grande porte gera um custo mensal alto, então além do desafio do funding para viabilizar um projeto da magnitude do Bali Park, há também o desafio de manter a estrutura e colocar o produto na sala de vendas”, analisou Costa, acrescentando que o mercado brasileiro é grande, com diversas oportunidades de investimento.

Por fim, Pimenta comentou que, no My Mabu, no momento em que o cliente adquire uma cota de multipropriedade, passa a ter acesso ao parque aquático. “A multipropriedade é nosso carro chefe, mas o entretenimento aparece como uma grande ferramenta para ajudar a aquecer essa frente, funcionando como um grande agente de fidelização”, finalizou.

Novos produtos

Como o segmento de multipropriedade e timeshare é um mercado em franco crescimento, sem dúvida há a expectativa sobre a chegada de novos atrativos. não necessariamente empreendimentos. Esse foi o tema do painel Desenvolvimento de novos produtos para a propriedade compartilhada.

Participaram da conversa Bruna Apolinário, diretora de Fidelização da Aviva; Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis; Antônio Carlos Gomes, diretor executivo e sócio-proprietário da Tc Brasil; e Felipe Lima, diretor Comercial do Beach Park.

A conversa foi iniciada pela anfitriã, Lizete, que deu o pontapé inicial falando sobre o Mais Tauá, programa de fidelidade do grupo, que proporciona benefícios aos clientes, visando a fidelização. “Levamos um ano para construir o produto e, hoje, nosso cliente, que também consome o timeshare que comercializamos, compra absolutamente tudo pelo nosso site. É um produto que beneficia os clientes e, obviamente, ao grupo, em todas as frentes que atuamos”, reforçou a executiva.

Adit Share - Painel_Novos_Produtos

Painel debateu estratégias na concepção de novos produtos

 

Já na perspectiva da Aviva, Bruna pontuou que a empresa vem reforçando as estratégias para garantir a fidelização do cliente. “Neste ano, estamos lançando um empreendimento de high end timeshare, que corrobora bem com esse objetivo, já que se trata de um produto de fidelização premium, fazendo com que os clientes se sintam exclusivos, garantindo o aumento da nossa base”, disse.

Outras iniciativas

Dando continuidade ao penúltimo painel da programação da Adit Share, Lima ressaltou que, há dois anos, o Beach Park precisou se reinventar devido a uma necessidade de mercado, criando um novo produto, o Ohana, direcionando ainda mais para os produtos de tempo compartilhado. “É um mercado que vem mudando, crescendo, e seguimos acompanhando esse movimento”, endossou.

Gomes, por sua vez, afirmou que quanto mais flexibilidade é oferecida ao cliente nesse mercado, mais fácil é o processo de garantir a fidelização. “Mas para que isso seja bom para a empresa e para o cliente, é preciso seguir algumas regras para que essa estratégia funcione de fato”, reforçou.

Durante o painel na Adit Share, Lima disse que é preciso, na criação de novos produtos, analisar a garantia de uso. “O cliente quer saber se aquela semana que ele comprou realmente será a melhor para viajar com a família, por exemplo. Essa garantia de uso é um ponto-chave para o sucesso de qualquer empreendimento de tempo compartilhado”, concluiu.

No bate-papo, os players disseram que o segredo é construir o produto de forma adequada, pensando no perfil e nas necessidades do cliente, um mix importante que culmina diretamente no índice de satisfação.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Adit Brasil

(**) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News