Basta ver o sucesso dos serviços de streaming para saber que o mercado de assinaturas vem crescendo em ritmo acelerado. Por isso, a Accor deu um passo decisivo nesta direção ao anunciar o lançamento – previsto para janeiro de 2023 – do All Signature. Além do acúmulo de pontos para uso em hotéis da rede ao redor do mundo, o projeto concede aos assinantes uma série de outros benefícios, como massagens, refeições e até passeios de barco.

A consultoria TBRC estima que o mercado de assinaturas deverá atingir US$ 120 bilhões neste ano globalmente. A projeção é que o setor dará um salto para US$ 904 bilhões até 2026. Dito isso, a rede francesa, que já possui seu programa de fidelidade ALL – Accor Live Limitless, acredita que pode pegar carona no crescimento deste segmento, considerando a receptividade do público brasileiro para este tipo de proposta. Por exemplo,  a pesquisa da Toluna Insights revela que 30% dos consumidores brasileiros se interessam por assinaturas de serviços de hospitalidade.

“O lançamento está ancorado no potencial dos programas de assinatura no Brasil, mercado que cresce muito”, frisa Flávio Gordiano, diretor de Fidelidade da Accor na América do Sul. Ele também conta que a pandemia atrasou o processo de implementação dessa novidade, visto que vinha sendo estudado desde 2018, sendo previsto inicialmente para ser lançado em 2020.

A meta da empresa é atingir 3% dos 3 milhões de membros do ALL em cinco anos, ou seja, ter 90 mil assinaturas até 2026. Embora a empresa já tenha serviços de assinatura na Austrália e na China, no Brasil o formato terá conexão com o programa de fidelidade, garantindo que 90% dos pontos acumulados sejam gastos dentro do próprio ecossistema da Accor. “Acreditamos no potencial do programa de assinaturas para aumentar em 10% a nossa base de clientes do programa de fidelidade. O engajamento vai ser maior”, pontua Gordiano.

Flavio Gordiano_Roberta Vernaglia_Accor

Gordiano e Roberta: Accor aposta bastante no modelo 

Segmentação

Com o objetivo de atingir diversos perfis de público, a Accor dividiu o programa por níveis de orçamento: Discover, Explorer e Absolute. O primeiro, que mira os mais jovem, sai a partir de R$ 119. O plano, no entanto, não dá direito de forma direta a diárias ou serviços, mas concede mil pontos por mês, que podem ser trocados por hospedagens.

No Explorer, o alvo são pessoas entre 31 e 40 anos, com renda entre R$ 5 mil e R$ 12 mil. Por R$ 345 ao mês, o programa concede benefícios como acesso a um lounge no hotel Pullman, em Guarulhos, e acesso a ingressos antecipados e direito à área VIP de eventos como o Carnaval de Salvador e do Rio de Janeiro, por exemplo.

Quanto ao Absolute, que mira em pessoas acima de 40 anos, com renda superior a R$ 12 mil, o assinante pagará uma mensalidade de R$ 560. Nesse caso, os bônus vão de refeições exclusivas a experiências em hotéis como o Sofitel Guarujá Jequitimar e o Santa Teresa Hotel, no Rio de Janeiro.

“A proposta de valor do ALL Signature está baseada em três pilares: ganho de pontos, benefícios de viagem e lifestyle, e reconhecimento. E o marketing está trabalhando com prioridade em campanhas assertivas, que irão nutrir o Customer Experience e aproximar a marca ALL do cliente”, completa Roberta Vernaglia, vice-presidente sênior de Marketing & Digital Strategy da Accor América do Sul.

(*) Crédito da capa: Philippe Murray-Pietsch / Unsplash