Oracle: 73% dos viajantes preferem hotéis com serviço de autoatendimento
6 de junho de 2022A tecnologia não vem apenas ganhando espaço nas operações hoteleiras, mas também na preferência dos hóspedes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Oracle Hospitality, realizado com 5,2 mil consumidores e 633 executivos hoteleiros na primavera do hemisfério Norte, 73% dos viajantes preferem hotéis com serviços de autoatendimento para check-in, check-out, pagamento, room service, entre outros pontos da experiência de hospedagem.
De acordo com o estudo, realizado em parceria com a Skift, 95% das pessoas planejam viajar nos próximos seis meses. Os viajantes também procuram personalizar ainda mais sua jornada com a escolha de quartos e andares, além do pagamento por comodidades desejadas ou selecionar as propriedades no metaverso (68%).
Outros 74% estão interessados em hotéis que usam Inteligência Artificial para melhor adequar serviços e ofertas, como preços de quartos ou sugestões e descontos de alimentação. Quase 40% dos executivos de hotéis enxergam esse modelo ‘desagregado’ como o futuro da gestão de receitas hoteleiras.
Já 38% desejam um modelo totalmente self-service, com funcionários disponíveis apenas mediante solicitação; 39% preferem solicitar serviço de quarto pelo telefone ou por um chatbot e 49% também estão procurando pagamentos sem contato (apenas 5% querem pagar em criptografia).
A escassez de mão de obra continua sendo um dos principais problemas do setor, mas os hoteleiros estão trabalhando para incorporar novas tecnologias para aliviar a pressão sobre os hóspedes e funcionários. Dito isto, 65% dos executivos disseram que incorporar novas tecnologias para a equipe descreve melhor sua estratégia para enfrentar a falta de profissionais especializados e atrair novos talentos.
Cerca de 96% estão investindo em tecnologia sem contato, com 62% observando que “uma experiência totalmente sem contato” provavelmente será a solução mais adotada no setor nos próximos três anos. Já 54% acrescentaram que sua maior prioridade é adotar tecnologias que melhorem ou eliminem a necessidade da experiência de recepção até 2025.
A visão do hóspede
Do total de respondentes do levantamento da Oracle, 39% afirmam esperar ter uma experiência contactless para todas as transações básicas do hotel (check-in, check-out, A&B, chaves, etc). Outros 34% disseram que a falta de funcionários e o serviço lento resultante seriam o impedimento número 1 para remarcar uma reserva.
No entanto, apenas 23% observaram que a falta de limpeza diária do quarto é um problema, mostrando que os consumidores aceitaram que esse pilar pré-pandemia nunca mais voltará.
A pesquisa da Oracle também aponta que 45% afirmam que o acesso ao entretenimento sob demanda com conexão às suas contas pessoais de streaming ou jogos é item obrigatório durante sua hospedagem. Da mesma forma, 45% dos executivos de hotéis disseram que essa configuração de entretenimento no quarto é o que eles provavelmente implementarão até 2025.
Cerca de 77% dos viajantes estão interessados em usar mensagens automatizadas ou chatbots para solicitações de atendimento ao cliente em hotéis; 43% querem controles ativados por voz para todas as comodidades em seus quartos (luzes, cortinas, fechaduras, etc.) e 25% querem controles de ambiente que ajustem automaticamente temperatura, iluminação e até arte digital com base em preferências pré-compartilhadas.
(*) Crédito da foto: kaboompics/Pixabay