WTM-LA: RJ aposta em interior e capacitações
12 de agosto de 2021A retomada do turismo no Brasil se fortifica a cada semana, caminhando em conjunto com a vacinação. A segurança dos viajantes volta na mesma medida e, prospectando melhora ainda maior para o segundo semestre, a Hotéis Rio fomenta o interior do estado e se prepara para a volta de eventos sociais na capital. A entidade participa da WTM-LA 2021.
Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Alfredo Lopes, presidente da Hotéis Rio e conselheiro da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), acrescentou que a presença na WTM-LA faz parte da estratégia de divulgação e relacionamento.
“Mesmo que o evento aconteça virtualmente, é uma forma de estimular a retomada do mercado turístico. É um momento em que podemos estreitar e crias novas redes de relacionamento e trocar informações com parceiros comerciais. Mostra que o setor não está parada e busca se movimentar até em meio em meio à pandemia”, cita.
Além disso, sobre a participação no evento, o executivo também falou de oportunidades para entender o novo comportamento de profissionais e consumidores do turismo. “Uma das questões é contribuir com a divulgação de negócios e parcerias para empreendimentos de outras regiões”, complementa.
Neste caso, a divulgação da entidade na WTM-LA vai além dos destinos de mar tão conhecidos. Ademais, regiões como Vale do Café e a Serra Fluminense serão prestigiados, divulgando as paisagens e opções gastronômicas das cidades.
Ações
Como a maioria — senão todos — dos mercados brasileiros, o foco da hotelaria fluminense será no mercado doméstico e o lazer. Até por isso, ações da Hotéis Rio, ABIH-RJ e Riotur pretendem aquecer o turismo rodoviário e próximo no segundo semestre, ativando turistas do estado do Rio de Janeiro e de regiões próximas, como São Paulo e Minas Gerais.
“Realizaremos mais duas ações de capacitação in loco até o fim de 2021. Uma será para fomento do litoral Norte (Cabo Frio, Arraial do Cabo) e a outra para o litoral Sul (Mangaratiba). Em soma, a Riotur continuará com um roadshow para promover o interior do estado e, na Cidade Maravilhosa, a campanha “O Rio Não Para””, diz Lopes.
Esta última, focada na capital carioca, envolve datas comemorativas nacionais ou específicas, promovendo descontos em hotéis e pontos turísticos conforme a temática do mês. Por fim, com a imunização em larga escala da população, espera-se pela volta de eventos gastronômicos e sociais nos próximos meses.
Perspectivas pós WTM-LA
A premissa é de que todos os resultados desenhados dependem dos brasileiros vacinados. Nestes moldes, a expectativa de Lopes é que Réveillon e Carnaval ocupem espaço importante nos índices hoteleiros, além da ocupação se manter melhor aos finais de semana — sem o corporativo, a primeiro momento.
Sendo assim, somente no segundo semestre, a ocupação média dos empreendimentos deve ficar entre 48% e 50%. No acumulado de 2021, o mesmo índice deve ficar entre 35% e 40%, principalmente pelo impacto da segunda onda nos meses de março e abril.
Quanto à atuação regional dos atrativos do Rio de Janeiro, o executivo projeta o interior bem movimentado até mesmo após a “normalidade”. Isto porque, conforme já falado em outras esferas, a procura por viagens ao ar livre está maior, além de mais pessoas terem migrado da capital.
(*) Crédito da capa: Willian Justen de Vasconcellos/Unsplash
(**) Crédito da foto: Arquivo HN