OMT lança diretrizes globais para retomada do turismo
28 de maio de 2020OMT desenvolveu as diretrizes em conjunto com o Comitê Global de Crise do Turismo
A OMT (Organização Mundial de Turismo) divulgou um conjunto de diretrizes para auxiliar o setor a emergir mais forte e de forma sustentável no pós-pandemia. As medidas destacam agir decisivamente, restaurar a confiança do turista, abraçar a inovação digital e o turismo global. No Brasil, o MTur (Ministério do Turismo) lançou este mês um selo de boas práticas de segurança contra o coronavírus.
As diretrizes foram desenvolvidas em conjunto com o Comitê Global de Crise do Turismo e têm como objetivo apoiar os governos e o setor privado a se recuperarem. Dependendo das restrições de viagens, a agência especializada das Nações Unidas alerta que a chegada de turistas internacionais podem cair entre 60% e 80%.
“Essas diretrizes fornecem aos governos e às empresas um conjunto abrangente de medidas destinadas a ajudá-los a abrir o turismo novamente de maneira segura, integrada e responsável. Eles são o produto da cooperação aprimorada que caracterizou a resposta do turismo a esse desafio compartilhado, com base em conhecimentos e insumos dos setores público e privado e de várias agências da ONU como parte da resposta mais ampla da ONU”, afirma Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.
OMT: diretrizes
O novo guia, um acompanhamento das recomendações de ação já endossadas pelo Comitê, concentra-se em sete prioridades para a recuperação do turismo, com base nos pilares da mitigação do impacto econômico, no desenvolvimento de protocolos de segurança e respostas coordenadas e na promoção da inovação.
As diretrizes destacam a importância de restaurar a confiança dos viajantes por meio de protocolos de segurança e proteção projetados para reduzir riscos em cada etapa da cadeia de valor do turismo. Estes protocolos incluem a implementação de procedimentos de verificação, quando apropriado, incluindo varreduras de temperatura, testes, distanciamento físico, frequência aprimorada de limpeza e fornecimento de kits de higiene para viagens aéreas seguras, serviços de hospitalidade ou eventos seguros.
As medidas também destacam a oportunidade de promover uma transformação digital de destinos, empresas e funcionários com iniciativas como o treinamento online gratuito com a Academia Online da OMT e a implementação de aplicativos como o Hi Card para melhorar a interoperabilidade internacional nos aeroportos e hotéis. Também é destacado o papel da tecnologia na promoção do distanciamento social em hotéis e destinos turísticos.
Neste momento, a OMT fortalece sua parceria com o Google. Por meio dessa colaboração aprimorada, a agência da ONU trabalhará com a gigante da tecnologia para promover o aprendizado digital e o treinamento de habilidades online, a fim de oferecer novas oportunidades em todo o setor de turismo global.
“Estamos entusiasmados por trabalhar mais de perto com o Google. As últimas semanas destacaram o papel aprimorado da tecnologia em nossas vidas e, ao promover a transformação digital do turismo, o setor ficará mais resiliente e criará oportunidades para pessoas de todo o mundo”, finaliza o secretário.
(*) Crédito da foto: nemanjao/Unsplash