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Com certeza você já deve ter visto algum post como este no ano passado ou retrasado, mas com certeza verá aspectos novos a se atentar em 2023. Muita coisa mudou nos últimos três anos, com destaque para transformações nos mercados emissores, nova classe de viajantes, forma de se comunicar com os hóspedes e maiores preocupações em pensar fora da caixa.

Com a pandemia ficando no retrovisor, o setor hoteleiro vem buscando novas maneiras de fomentar a atratividade de clientes, seguindo as mudanças citadas acima. E, quando falamos em atrair, não se trata apenas de vender, mas sim ganhar espaço de mercado com produtos relevantes e competitivos.

Todo processo de reservas passa pela descoberta do produto, depois aderência e adesão, então, a venda propriamente dita vem depois de trabalhar alguns fatores importantes em canais de comercialização, com foco em distribuição a partir de vitrines otimizadas.

Insights para a hotelaria

Sabendo da importância de fomentar boas práticas de divulgação, a Unna Hospitality – braço de soluções tecnológicas e de distribuição da Hotelaria Brasil – listou cinco dicas para atrair mais hóspedes para o seu hotel.

1) Mantenha seu conteúdo atualizado

Quando falamos de conteúdo, a proposta é abordar diferentes frentes e formatos. Então, é importante fazer alguns questionamentos. Será que as fotos e textos que você cadastrou cinco anos atrás nos portais de vendas online permanecem os mesmos?

Segundo conversas informais da Unna com algumas OTAs, aproximadamente 60% dos hotéis não atualizam frequentemente seus conteúdos nos portais, o que é um número é muito alto. Certamente, alguma mudança os empreendimentos realizaram nesse período.

Seja inclusão de uma nova categoria, uma mudança mais flexível na política de cancelamento, novas fotos são sempre bem-vindas. Por se tratar de uma vitrine, escolha as melhores e as que mais valorizam o seu produto. A missão não é atingir o número de 20 imagens, mas sim destacar os diferenciais.

Como está o conteúdo das propostas comerciais? Ainda está com a mesma formalidade de 10 anos atrás nas ou o hotel busca se aproximar ada vez mais do  cliente com palavras mais amistosas e comunicação mais personalizada? É preciso repensar toda forma de comunicação (escrita e verbal) com o hóspede.

2) Invista no website

Independente de qual caminho o hotel faça a venda, o site é a carteira de identidade digital. Por melhor que seja seu conteúdo público, se o empreendimento tiver uma página desatualizada ou sem informações, isso pode comprometer a confiança do cliente.

Investir em performance de vendas no site é um outro assunto que requer maior investimento e expertise, mas ter um layout amigável e um conteúdo relevante é imprescindível para qualquer página pública dos hotéis. Traga informações institucionais mas que ajudem o empreendimento a descobrir pontos de interesse ao redor.

3) Crie valor agregado à hospedagem 

Você sabia que após 2020 novos grupos de pessoas que não tinham o hábito de viajar, estão mais dispostos a fazer as malas? Um estudo apresentado pela Google durante o evento Think Travel, que reuniu diversas empresas no segmento de turismo na sede da Google em São Paulo, apresentou que a maior parte do novo público viajante é composta pela Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) e que esta parcela de consumidores foi a que mais impulsionou o crescimento do turismo pós-pandemia.

Esta geração, diferente dos baby boomers, por exemplo, está mais preocupada em desfrutar de alguma experiência nova no destino do que no tipo de enxoval que o hotel oferece. Se o hotel está no meio de um centro urbano e há muita movimentação cultural ao redor, ao invés de colocar isso em um mapa, ofereça um produto pronto para seu hóspede. Faça parcerias com os museus, casas de arte e show e venda tudo na recepção.

Você consegue lucrar com este serviço e facilitar muito a vida deste cliente. Descubra novas tendências para encantá-lo. Sugira conhecer a cidade através de aluguel de bicicleta, por exemplo, ou se for um cliente premium, ofereça um motorista para lev–lo aos principais pontos turísticos. O hotel é a matéria-prima de todo este ecossistema, você já tem este cliente, porque não consegue transformar a estada ao invés de oferecer somente a hospedagem? Isso é o que vai fazer o hóspede retornar, recomendar e fazer boas avaliações.

4) Priorize sua reputação pública

É um assunto corriqueiro, mas precisamos sempre falar sobre isso. Cerca de 80% dos viajantes, segundo um estudo da TripAdvisor, pesquisam sobre a reputação do hotel antes de se hospedar. Existem algumas formas de fazer isso impulsionar o número de avaliações.

● Avaliações orgânicas: quando o hotel surpreende tanto o seu cliente que voluntariamente o hóspede vai até um canal (seja OTA, Canais Meta Searches ou ferramentas de avaliação) e faz uma avaliação. Esta sem dúvidas é a melhor forma de receber um review.

● Avaliações não orgânicas: quando o empreendimento incentiva o cliente a fazer a avaliação. E esta pode custar mais (tempo e recursos), mas é necessária. É possível fazer campanhas com a recepção para conseguir os feedbacks a partir da criação de metas e bonificações. Crie mais pontos de contato por onde o hóspede passa, deixe cartazes no elevador, no quarto, no banheiro, nos corredores com QR code direcionando para onde quer receber a avaliação.

5) Tenha uma distribuição mais homogênea

Por último mas não menos importante, trabalhe bem a distribuição do seu inventário. Muitas mudanças aconteceram nos últimos anos e muitos hotéis trabalharam de formas diferentes em suas comunicações. Aqui, a tecnologia pode ser uma grande aliada para que o empreendimento esteja em boas vitrines e tenha uma boa exposição, além de possibilitar a conexão com os parceiros certos.

Analise a cadeia de segmentação e como o hotel a tem trabalhado (eventos, OTAs, vendas diretas, incentivos, corporativos, operadoras, agências, GDS). O produto está presente em todos estes segmentos? Como vai a evolução de cada um? Quem são seus parceiros estratégicos em cada um destes segmentos?

Crie controles simples que possibilitem elencar quais são os principais parceiros para conseguir desenvolver este tipo de distribuição no seu empreendimento, trace planos de negócios com eles e acompanhe a evolução de vendas.

Se quiser se aprofundar mais ou mesmo contar com um parceiro que te ajude em todo este monitoramento, entre em contato com a Unna Hospitality.

Para maiores informações, a Unna Hospitalityt está disponível através do e-mail: [email protected] ou (011) 4571-2150.

(*) Crédito da foto: claireward/Unsplash